Associação Nacional dos Agentes de Polícia Institucional do MPU e CNMP

A AGEMPU prestigia treinamento de Agentes de Segurança Institucional do MPT

                                             

AGEMPU – 29 de setembro de 2017

A AGEMPU prestigiou nessa quinta-feira (28) o Curso de Atualização em Armamento e Tiro para Agentes de Segurança Institucional do Ministério Público do Trabalho (MPT). O treinamento está sendo promovido pelo próprio MPT na DPOE – Diretoria Penitenciaria de Operações Especiais da Papuda – em Brasília. O objetivo do curso é o aprimoramento e a reciclagem dos Agentes.

Cleverson Lautert Cruz – Gerente de Segurança Institucional do MPT – Antônio Maia Gondim Junior e Felipe de Magalhães Castro dos Santos – Agentes de Segurança – sãos os Instrutores do Curso. Com exceção do GSI, todos servidores de carreira do MPT e Instrutores credenciados pela PF.

Segundo o instrutor Felipe “A finalidade do Agente de Segurança Institucional difere muito daquela da Segurança Pública. Então, precisamos de um curso com formato adequado para a Segurança Institucional, proporcionado por especialistas conhecedores dessas necessidades”.

“O Policial é treinado para a ação de enfrentamento, enquanto o Segurança institucional para a proteção”, disse Maia.

Na opinião do Coordenador-Geral, Rogério Marques, “nisso o MPT saiu na frente. O Órgão já possui alguns instrutores credenciados pela Polícia Federal, enquanto os policiais instrutores do MPF não possuem esse credenciamento, porque não foram habilitados. Ao contrário disso, todos os instrutores do MPT foram aprovados no credenciamento da Polícia Federal, como exige a legislação de instrução de tiro.

Edson Dantas, Gerente Executivo Adjunto Segurança Institucional do MPT, diz que “o objetivo é caminhar com as próprias pernas, isso é muito mais barato. Não se pode confundir parcerias, isso sim é importante, com instrutores externos para treinar os agentes. Nosso fortalecimento decorre exatamente de não depender dos de fora”.

O diferencial do curso foi a existência de uma doutrina de segurança, altamente regulamentada, cujos treinamentos decorrem de um programa de ensino/aprendizagem.

O Curso tem duração de três semanas. Durante esse período, 51 agentes, de todo o país, serão divididos em três turmas para participar do treinamento. A primeira turma começou na última segunda-feira (25) e encerra seu treinamento hoje (29).

Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP
Tel: (61)3224-9273 / (61)3223-6707


Por GB Criação de sites profissionais