Associação Nacional dos Agentes de Polícia Institucional do MPU e CNMP

Cortes orçamentários na área de segurança institucional podem levar ao caos!

AGEMPU manterá trabalho de valorização dos Agentes de Segurança

Existe uma relação de causa e efeito entre o aumento dos crimes, em vários órgãos estatais, e os cortes orçamentários que estão sendo feitos nas respectivas áreas de segurança institucionais. Na última quinta-feira, dia 03/10, na sede do TRF-SP, a Juíza Louise Filgueiras foi atacada, sofrendo uma tentativa de homicídio. Na madrugada desta segunda-feira, 07/10, assaltantes bem armados fizeram reféns, roubaram valores e explodiram caixas eletrônicos na TV Cultura, nas proximidades da Polícia Federal, na Zona Oeste da cidade de São Paulo. 

Por outro lado, a Emenda Constitucional nº 95/2016 (PEC do FIM DO MUNDO), segue restringindo o orçamento público em várias áreas estratégicas. Recentemente, a Administração do MPF reestruturou os valores das diárias dos servidores da Casa, diminuindo os valores. Além disso, é possível que mais medidas de arrocho administrativo sejam publicadas nos próximos dias, o que deve impactar ainda mais a área de segurança do MPF/MPU. 

Tudo está sendo feito como medidas irrestritas de corte, numa miopia aritmética, sem discussão e sem debate sobre o que é ou não estratégico. Uma coisa é certa, nessa toada, mais crimes e atentados à segurança institucional irão ocorrer ainda com mais frequência e, provavelmente, com mais ira e mais violência. Nesse passo, os impactos sobre a necessária capacitação dos agentes de segurança mostra-se como um dos principais desafios para 2020, além da manutenção e ampliação de todas as missões de segurança. A AGEMPU defenderá as pautas reivindicatórias dos agentes de segurança institucionais. 

Ações urgentes da AGEMPU – 2019

– Contactar SindMPU: parceria para promoção de ADIN contra a EC 95/2016;

– Contactar AJUFE/AGEPOLJUS: medidas administrativas e jurídicas para fortalecimento da segurança institucional; 

– Contactar jurídico da AGEMPU: isonomia entre as diárias entre servidores e membros, contra a redução das diárias dos servidores; 

– Contactar SindMPU: realização de mais um Encontro Nacional dos Agentes de Segurança do MPU e CNMP nos dias 26 e 27 de outubro de 2019.

Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP
Tel: (61)3224-9273 / (61)3223-6707


Por GB Criação de sites profissionais