Associação Nacional dos Agentes de Polícia Institucional do MPU e CNMP

PR/RN promove palestra sobre segurança da informação e Engenharia Social

Por iniciativa da Seção de Segurança Orgânica e Transporte (Sesot), a Procuradoria da República no Rio Grande do Norte sediou, nesta segunda-feira (12), uma palestra sobre proteção de informações corporativas contra ataques da chamada Engenharia Social, dirigida pelo palestrante Paulo Sérgio Dantas, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O objetivo do encontro foi alertar sobre os perigos que decorrem da Engenharia Social e orientar acerca dos cuidados que podem ser tomados para dificultar essas ameaças. Segundo Paulo Sérgio, hoje o Brasil é o segundo colocado em número de casos de cibercrimes, computando um prejuízo avaliado em R$ 22 bilhões e 62 milhões de pessoas afetadas. “A melhor defesa contra a Engenharia Social é a prevenção e a sensibilização acerca dos outros casos. Temos que ver o retrospecto para poder entender como aconteceu”, afirmou.

Ele destacou, ainda, a importância de criar uma reflexão para que comportamentos de segurança sejam adotados rotineiramente dentro das organizações, como forma de proteção dos sistemas de informação contra a negação de serviço a usuários autorizados, assim como a intrusão e a modificação. “Um dos principais facilitadores dessas ameaças é a vulnerabilidade, que pode ser evitada por uma ação interna de segurança de informação. Assim, devemos conscientizar e educar as pessoas para evitar esses problemas”, orientou.

Na segunda-feira anterior (5), os agentes de segurança institucional também participaram de uma outra palestra, com foco na segurança orgânica que, além da segurança da informação, abordou o tema de segurança física da PR/RN.

Conceito – A Engenharia Social consiste em uma ação ou conjunto de ações direcionadas a explorar a vulnerabilidade humana, para que a última forneça informações ou realize uma tarefa determinada.

Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP
Tel: (61)3224-9273 / (61)3223-6707


Por GB Criação de sites profissionais