Brasília, 09 de Janeiro de 2023.

A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS AGENTES DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO UNIÃO E CNMP – AGEMPU, repudia as manifestações violentas e de ataque aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Para que o Brasil encontre a paz e a união, é preciso que as manifestações violentas contra a Democracia sejam reprimidas e punidas com o rigor da lei, dentro do devido processo legal.
O respeito à Democracia e ao Estado de Direito são pressupostos inarredáveis de uma sociedade harmônica e pacífica. Não se pode admitir quaisquer tipos de manifestações violentas e muito menos desrespeito à ordem e à democracia.
As forças de segurança não podem se omitir diante de evidente afronta ao Estado Democrático de Direito. É necessário responsabilizar os planejadores e financiadores das mobilizações golpistas e afastar todos aqueles que se omitem no cumprimento de seu dever institucional de impedi-las.
A AGEMPU, entidade representativa de classe dos Agentes de Segurança MPU e CNMP no Brasil, se alinha às entidades civis que atuam em defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito.
Os agentes de segurança seguirão cumprindo suas funções constitucionais, com profissionalismo e respeito às leis vigentes, à disposição do Estado Democrático de Direito e dos poderes por ele constituídos.
A AGEMPU acompanhará com atenção os desdobramentos dos episódios deste domingo e estará pronta a atuar ativamente em defesa das instituições da República e também da classe que representa, buscando proteger e assegurar a integridade e a independência dos membros do Ministério Público em suas atribuições constitucionais.
DIRETORIA COLEGIADA DA AGEMPU
