Associação Nacional dos Agentes de Polícia Institucional do MPU e CNMP

História

Por que surgiu a AGEMPU?

Anteriormente a ASSTTRA-MP – Associação dos Servidores, Seguranças e Técnicos de Transporte do Ministério Público – defendia o cargo de Técnicos de transporte e de segurança do MPU, eles possuem atribuições diferenciadas dos demais servidores do MPU, com muitas dificuldades na execução desse trabalho, pois esses servidores acumulavam funções de Oficial de Justiça e Agente de Segurança, existentes em 2005 somente no Judiciário Federal.

Haviam problemas como: Risco de Vida (Ao transportar procuradores em investigações sigilosas ou que envolvem o crime organizado); Entregar de Documentos (Intimações, processos e notificações); Plantão Permanente (Diferente dos demais servidores, esses técnicos está constantemente de sobreaviso, pois a qualquer momento pode ser acionado para um procurador ou servidor) e Inexistência de Curso de Aperfeiçoamento (Historicamente, não havia, ainda, por parte do MPU, a preocupação em capacitar, qualificar e treinar os referidos servidores)

Com o assassinato de Unaí – MG – Depois do triste e revoltante episódio onde quatro trabalhadores (três auditores fiscais do Ministério do Trabalho e o motorista), no exercício de suas funções institucionais, foram brutamente assassinados, os técnicos de transporte do serviço público em geral passaram a se preocupar e debater ainda mais a questão da segurança no exercício do trabalho. Vale lembrar que o motorista foi a primeira vítima dos assassinos.

Primeiramente, pensou- se em fundar um sindicato estadual mas optaram pela criação de uma associação de classe, para tratar principalmente dos assuntos específicos dos técnicos de transporte e de segurança. A maior parte dos sindicatos das demais associações do MPU estão desconectadas das reais necessidades da categoria. Ao perceberem a insensibilidade dos seus representantes para questões especificas, também de outros cargos como peritos e seguranças, os técnicos de transporte decidiram se unir e em 13 de dezembro de 2005 fundou-se a ASSTRA-MP – Associação dos Servidores, Seguranças e Técnicos de Transporte do Ministério Público.

Por fim, em 14 anos de dedicação e esforços todos os técnicos de transporte são reconhecidos com Agentes de Segurança com melhorias na execução das atividades inerentes à categoria. Tudo isso gerou a necessidade da atualização na nomenclatura da associação, a partir de 2014 a associação passou a ser chamada AGEMPU – Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU/CNMP.

Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP
Tel: (61)3224-9273 / (61)3223-6707


Por GB Criação de sites profissionais