CSPB participa de encontro pela ratificação da Convenção 190 da OIT e debate Política Nacional de Cuidados

Brasília, 29 de maio de 2025.

Evento em Brasília reúne lideranças sindicais e especialistas para fortalecer a luta contra a violência no trabalho

Nesta segunda-feira (26/05), o Comitê de Mulheres da Internacional de Serviços Públicos ( ISP Brasil ) deu início ao encontro “Enfrentando a Violência no Trabalho | pela ratificação da Convenção nº 190 da OIT e Política Nacional de Cuidados” , em Brasília. A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB marcou a presença com a participação da Diretora de Assuntos da Mulher da CSPB e presidente do Sispesp, Katia Rodrigues “Katita” , que coordenou a mesa principal do dia.
 
“A legislação e o plano nacional de cuidados são fundamentais para garantir a dignidade e a proteção aos trabalhadores. Precisamos levar esse debate para os estados e municípios, fortalecendo a atuação sindical na defesa desses direitos”, destacou Katia Rodrigues durante o evento.
 
O debate contornou com as contribuições de Laís Abramo , Secretária Nacional de Cuidados e Família (MDSAF), e Creuza Oliveira , Presidente de Honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), que fortaleceram a importância da Convenção 190 da OIT e da Política Nacional de Cuidados como instrumentos essenciais no combate à violência e à precarização do trabalho.





Programação do segundo dia
 

O encontro continua nesta terça-feira (27/05) com uma atividade aberta a todos os centros sindicais , abordando estratégias para fortalecer a luta pela ratificação da Convenção 190 da OIT no Brasil. Entre as presenças confirmadas estão:


– Márcia Lopes , Ministra das Mulheres;

– Juliana Cardoso , Deputada Federal (PT-SP);

– Amanda Corsino , representante do Fórum de Mulheres das Centrais Sindicais;

– Luciana Mello (Luba) , coordenadora do Comitê de Mulheres da ISP Brasil.
 

À tarde, os participantes farão uma ação no Congresso Nacional , visitando gabinetes de deputados/as para entregar documentos em defesa da ratificação da Convenção.
 

Confira a programação completa do segundo dia:


09h00 – O combate à violência de gênero e ao assédio na vida e no trabalho: como fortalecer as ações nacionais e a luta pela ratificação da Convenção 190 da OIT

13h30 – Ação no Congresso Nacional: visita aos gabinetes e entrega de documentos

16h30 – Balanço da ação e encerramento
 

A CSPB reforça seu compromisso com a luta contra a violência no trabalho e convoca todos os servidores públicos para acompanharem e apoiarem essa pauta fundamental.
 
#RatificaçãoJá #Convenção190 #CSPBemLuta
 
fonte
CSPB