Brasília, 13 de junho de 2026.
O curso de Segurança Pública da Gran Faculdade tem como objetivo a capacitação de profissionais para atuação em diferentes áreas do sistema de segurança pública, tais como: política, gestão, planejamento e técnicas operacionais. Esse profissional possui expertise para lidar com problemas complexos, por meio dos princípios da cidadania, dos Direitos Humanos e da cultura da paz.
Por que começar sua jornada em Segurança Pública?
O curso de Segurança Pública traz uma combinação de conhecimentos de diversas áreas como Direito, Gestão Pública, Cibersegurança e Mediação de Conflitos, para tornar você um profissional de segurança pública para o mercado de trabalho.
Aqui, você adquire competência para lidar com problemas complexos e para executar a manutenção da ordem pública e da segurança da população por meio de programas e ações de administração de conflitos sociais e de combate ao crime e à violência. Além disso, o curso traz os conteúdos exigidos nos editais dos concursos públicos da área.
Durante a graduação, nós te guiaremos por uma trilha geral, com todos os conhecimentos necessários para a carreira. Ao longo dessa trilha, você poderá escolher uma área de ênfase por meio de matérias e atividades complementares, se quiser. Confira as ênfases para o curso de Segurança Pública a seguir:
- Segurança Pública e Política CriminalA ênfase em Segurança Pública e Política Criminal promove o desenvolvimento profissional para atuação no planejamento, estruturação e gerenciamento de ações e programas no ambiente de segurança pública e da política criminal.
- Direitos Humanos e Técnicas Aplicadas à Segurança PúblicaA ênfase em Direitos Humanos e Técnicas Aplicadas à Segurança Pública objetiva promover a sensibilização para atuação técnica e prática orientada pelos postulados dos Direitos Humanos nas relações que envolvem a Segurança Pública.
Como é o mercado de trabalho de Segurança Pública?
Quem se forma na área de Segurança Pública encontra um mercado de trabalho com diversas possibilidades de atuação com alta empregabilidade, visto que a segurança pública é essencial.
A atuação no setor público é o principal campo de trabalho. O tecnólogo de Segurança Pública poderá atuar em órgãos como Polícia Federal, Rodoviária, Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, ministérios, secretarias de segurança municipais e estaduais, penitenciárias, centros de pesquisa e instituições de ensino.
Já na área privada, a atuação nessa área pode ser como consultor de segurança, segurança comunitária, na coleta e gestão de recursos para programas e na elaboração de políticas preventivas e de repressão contra violência, além da área de pesquisa. Há também atuação em empresas privadas que prestam serviços ao poder público, participando de projetos de segurança. Essa última atuação apresenta muita procura pelo mercado.
Coordenador

Profª Doutora Núbia Elizabette de Paula
Currículos AtrasadosPós-doutoranda em Direito pela PUC-Minas. Doutora e Mestre em Direito. Advogada com atuação em Direito Público. Conselheira Federal da OAB/MG gestão 2022/2025. Secretária-Adjunta da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil – CFOAB. Membro Consultora da Comissão Nacional de Direitos Humanos – CFOAB. Presidente da Comissão de Direito Administrativo OAB/MG. Coordenadora dos cursos de Ciências Jurídicas da Gran Faculdade. Professora de graduação e pós-graduação em Direito. Palestrante nas áreas de Direito Administrativo, Responsabilidade Civil e Direitos das Minorias (Ações inclusivas). Membro do IBERC – Instituto Brasileiro de Responsabilidade Civil e do Instituto de Juristas Brasileiras – Comitê da Diversidade. Consultora Jurídica de J
jornais escritos e televisão.
fonte – faculdade.grancursosonline

