Em 2ª reunião da MNNP, MGI pauta debate sobre GT da reforma administrativa

Brasília, 17 de junho de 2025.

Na segunda reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) que aconteceu nessa quinta-feira, 12, em Brasília, o secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Lopez Feijóo, propôs uma inversão de pauta. O objetivo foi abrir discussão em torno do recém-criado grupo de trabalho (GT) da reforma administrativa na Câmara dos Deputados.

Para debater a pauta que foi protocolada pela bancada sindical no dia 31 de janeiro, com temas urgentes para a categoria, como a equiparação de benefícios entre os Três Poderes, o MGI se comprometeu a convocar uma reunião extraordinária da MNNP na segunda quinzena de julho. A discussão em torno da regulamentação da Convenção 151 também seria remetida para essa reunião já que o governo afirma não ter concluído a minuta final do projeto.   

>> Confira aqui a íntegra da pauta unificada da bancada sindical 

Sobre o GT da reforma administrativa, o MGI disse que o governo vê com preocupação e que não possui qualquer participação nessa construção que seria de responsabilidade exclusiva da Câmara dos Deputados. Segundo o MGI, as premissas levantadas até o momento trazem uma visão fiscalista, reducionista e punitiva, entrando em temas delicados onde o governo tem posição contrária. O MGI afirmou que o governo segue com a mesma posição contrária à PEC 32/20 e as premissas que envolvem o atual grupo de trabalho formado na Câmara. 

Nesse sentido, o governo reafirma posições de combate à concepção de reforma administrativa envolvendo temas como estabilidade, precarização de vínculos de trabalho, alterações em investimentos ligados à saúde, educação, entre outros. 

Sidec é apresentado

Ainda no tema da reforma administrativa, o MGI apresentou também algumas diretrizes do que pensa o governo do ponto de vista de inovação no serviço público. Para isso, foi apresentado o Sistema de Desenvolvimento na Carreira (Sidec) que estava no projeto de lei dos reajustes e foi retirado do texto. A intenção foi abrir o debate sobre o tema que envolve avaliação de desempenho no serviço público. 

Nessa sexta, 13, a Condsef/Fenadsef promove reunião do seu Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) onde deve pautar e debater todo esse cenário, desde o GT da reforma administrativa aos temas abordados pelo governo na MNNP, incluindo adiamento dos debates da pauta protocolada pela bancada sindical.

fonte – Condsef