Brasília, 07 de agosto de 2025.
Presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil destaca reconhecimento da entidade e reforça papel do Conselho na construção de políticas públicas

O presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, foi reconduzido ao cargo de Conselheiro Titular do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o “Conselhão”, durante a 5ª Reunião Plenária realizada nesta terça-feira (05/08) em Brasília. A nomeação ocorreu em um contexto de renovação de mais de 50% dos membros do colegiado, sinalizando uma mudança no perfil do conselho para ampliar sua influência e proatividade no assessoramento à Presidência da República (saiba mais).
Reconhecimento e estratégia

João Domingos destacou a importância da CSPB manter sua cadeira no Conselhão, mesmo diante de uma ampla renovação promovida pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. “Foi um cenário em que mais de 50% dos conselheiros foram substituídos. Merece destaque a CSPB ser reconhecida como entidade estratégica ao ponto de ser reconduzida”, afirmou. Ele ressaltou que a mudança no perfil do conselho visa alinhar o colegiado às demandas de 2026, priorizando membros com “maior nível de atividade, influência e capacidade de militância”.
Lula reforça papel do Conselhão e celebra avanços sociais
Durante a reunião, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, enalteceu o papel do Conselhão como espaço de diversidade e construção coletiva, destacando conquistas como a saída do Brasil do Mapa da Fome, a redução da pobreza e do desemprego, e os avanços da Reforma Tributária. “Este conselho é a cara do Brasil que constrói nossa prosperidade. Só existe desenvolvimento com participação social”, afirmou.
O presidente também assinou o Decreto da Política Nacional para a Primeira Infância e destacou iniciativas como o Crédito do Trabalhador e o programa Amazônia Mais Digital e Menos Desigual.
Defesa da soberania e resposta a desafios internacionais
Em meio a tensões comerciais com os Estados Unidos, Lula e ministros como Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio) e Fernando Haddad (Fazenda) reforçaram medidas para proteger a economia nacional, incluindo negociações na OMC e o programa Acredita Exportação, que beneficia pequenas empresas. Haddad ainda destacou a Reforma Tributária digital, que colocará o Brasil na vanguarda global.
CSPB e o futuro do Conselhão
A recondução de João Domingos consolida a CSPB como voz ativa nas discussões sobre políticas públicas para servidores e desenvolvimento sustentável. O presidente João Domingos enfatizou que o Conselhão seguirá como espaço prioritário para debates estruturais, especialmente em um ano de preparação para 2026. “Estamos aqui para garantir que as demandas dos servidores e da sociedade sejam ouvidas pela alta cúpula do governo. A nossa participação visa a construção de um estado forte e aliado do desenvolvimento nacional “, concluiu Domingos.
Confira os principais encaminhamentos da reunião:
– Assinatura do decreto da Primeira Infância;
– Lançamento de programas de crédito e apoio a exportações;
– Apresentação do portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica (a ser levado à COP30);
– Posse da nova composição do Conselho para o biênio 2025-2027.
O Conselhão segue como peça-chave na articulação entre governo e sociedade, com a CSPB reforçando seu papel na defesa dos servidores e na construção de um Brasil mais justo e sustentável.
