Homenagem ao policial Djalma

Brasília, 21 de agosto de 2025.

\"\"

Foi com enorme tristeza que nos despedimos no último dia 6 de agosto de 2025 do nosso amigo e irmão de cargo, agente de polícia do MPU, Djalma Modos, lotado na PRM-Foz do Iguaçu-PR.

A categoria perdeu um amigo leal, um pai e avô amoroso e um colega de trabalho exemplar, dedicado e apaixonado pela área de inteligência policial. Djalma dedicou sua vida às instituições onde trabalhou: antes do MPF, ele foi policial civil e atuou na área de inteligência da Itaipu Binacional.

Por muitos anos, ele ensinou, ajudou e aconselhou a todos, sempre com uma bondade e humildade que o tornavam único. Inteligente e prestativo, ele se diferenciava pela forma como tratava o próximo: com respeito, carinho e consideração.

No final da jornada nessa vida terrena, sentiu na pele a ingratidão do sistema que tanto se dedicou, sentindo-se esquecido e desvalorizado por não poder exercer suas atribuições de forma plena. O sentimento de desvalorização é, de fato, doloroso. É triste saber que os mais de 30 anos de serviço público, dedicação e sacrifício não foram suficientes para que ele fosse minimamente reconhecido na área policial que ele sempre atuou. Seu compromisso foi muito além do seu dever. Sua dedicação incondicional ao serviço público e seu empenho em fazer mais do que o esperado foram a prova do grande ser humano que nos deixou. Contudo, para nós da AGEMPU, o seu legado e sua luta contra o etarismo e defesa da igualdade da categoria é maior do que qualquer função que um ou outro policial do MPU atualmente desempenha. Obrigado pelo exemplo inspirador, Djalma.

Vamos nos lembrar de você não apenas pelo agente de polícia do MPU que foi, mas pelo homem íntegro que conhecemos: justo, caridoso e, acima de tudo, um amigo de verdade. Sua memória, senso de justiça, indignação e ensinamentos permanecerão vivos em cada um de nós. Descanse em paz. Você cumpriu sua missão com maestria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *