Brasília, 05 de setembro de 2025

A luta da FENAGUARDAS pela Polícia Municipal e em defesa da Nação Azul Marinho teve mais um dia histórico nessa terça-feira, 2 de setembro. Guardas municipais de várias partes do Brasil estiveram em Brasília para o Seminário Sobre a Importância da Polícia Municipal no Sistema de Segurança Pública Brasileiro.
O evento foi articulado pela FENAGUARDAS, tendo por objetivo promover o debate na Câmara dos Deputados e chamar atenção dos parlamentares, da sociedade e do poder público para as demandas urgentes de reconhecimento ao trabalho de policiamento municipal.
O seminário aconteceu no auditório Nereu Ramos. Caravanas de vários estados estiveram no Congresso Nacional para acompanhar o evento, que também contou com a participação de deputados federais de várias frentes políticas.
O presidente da FENAGUARDAS, Luiz Vecchi, falou durante o seminário e fez um agradecimento a todos os sindicatos e associações que somaram forças com a Federação na organização dessa grande mobilização, destacando a união e a força da Nação Azul Marinho.
Vecchi também fez um agradecimento especial ao deputado federal Lincoln Portela, presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais e propositor deste seminário.
O presidente da FENAGUARDAS também parabenizou todos os guardas municipais que foram para Brasília nesta terça-feira, em uma grande demonstração de força e união.
Durante o seminário, a diretora Jurídica da FENAGUARDAS, Rejane Soldani, destacou a luta da categoria e falou sobre as demandas pleiteadas no Congresso Nacional. Ela ressaltou, por exemplo, a necessidade de ajustes na PEC 18, a PEC da Segurança Pública, principalmente, com a inclusão da nomenclatura Polícia Municipal.
A diretora Jurídica lembrou que esse reconhecimento é uma questão de justiça com a categoria que, na prática, já realiza trabalho de policiamento há três décadas.
Pela manhã, os integrantes da FENAGUARDAS também estiveram na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, juntamente com vários guardas municipais. Na ocasião, a diretora jurídica Rejane Soldani também fez uma fala destacando a importância do trabalho da categoria, através do policiamento municipal, e a necessidade da segurança jurídica.
fonte – Fenaguardas
