Fenapef propõe alterações à PEC 18/2025 e busca apoio para a admissão da proposta

Brasília, 02 de outubro de 2025

Nesta semana, representantes da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) percorreram gabinetes no Congresso Nacional em busca de apoio às propostas de emenda à PEC 18/2025, conhecida como PEC da Segurança. Entre as alterações apresentadas, destaca-se a elaborada pela Fenapef que baseia-se em três eixos centrais.

O primeiro reconhece a dedicação e os riscos inerentes à atividade; o segundo visa a equidade na transição previdenciária, garantindo justiça no tratamento da categoria, em conformidade com a Lei Complementar nº 51/1985; e o terceiro promove a composição das corregedorias, assegurando equilíbrio e representatividade nos processos de controle interno.

A Fenapef também apoia proposições apresentadas em conjunto com entidades representativas dos Policiais Rodoviários Federais (FENAPRF), Policiais Civis (COBRAPOL), Policiais Penais dos Estados, DF e União (FENAPPF e FENASPPEN), Guardas Municipais (FENAGUARDAS), Policiais Ferroviários Federais (FENAPFF), Agentes Socioeducativos (FENASSE), cargos e carreiras da Agência Brasileira de Inteligência (INTELIS) e Guardas Portuários (ANGPB).

Essas propostas priorizam o fortalecimento das competências dos órgãos previstos no artigo 144 da Constituição Federal, além do resgate das garantias previdenciárias e de pensão que reconhecem as peculiaridades da profissão policial. Buscam, ainda, corrigir inseguranças jurídicas geradas pela Emenda Constitucional nº 103/2019 e assegurar tratamento justo em casos de invalidez ou falecimento em serviço.

As entidades têm até cinco sessões deliberativas para reunir as 171 assinaturas necessárias à admissibilidade das respectivas proposições.

fonte – Fenapef