13 de dezembro de 2025

A Associação dos Servidores, Seguranças e Técnicos de Transporte do Ministério Público (ASSTTRA-MP) surgiu da necessidade dos servidores técnicos de transporte e segurança do Ministério Público da União (MPU) terem uma representação de classe focada em suas necessidades específicas.
Os principais motivos para a sua criação, em 13 de dezembro de 2005, foram:
Foco em questões específicas: A maioria dos sindicatos e associações maiores da época não abordava de forma satisfatória os assuntos particulares dos técnicos de transporte e segurança.
Insensibilidade dos representantes: Os servidores perceberam uma falta de atenção por parte de seus representantes para com as demandas específicas de suas categorias (incluindo peritos e seguranças).
Busca por reconhecimento e melhorias: A associação foi criada para lutar por melhorias na execução das atividades inerentes à categoria e pelo reconhecimento profissional dos cargos, o que, anos depois, levou ao reconhecimento dos técnicos de transporte como Agentes de Segurança.
Devido a essas mudanças e evoluções na carreira, a ASSTTRA-MP mudou sua nomenclatura em 2014, passando a se chamar AGEMPU – Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU/CNMP. A AGEMPU continua a missão de defender os interesses classistas e buscar soluções para as questões que envolvem os servidores da área de segurança institucional do MPU e CNMP.
Recentemente, depois da Portaria 202 MPU de dezembro de 2022, nosso cargo passou a se chamar Agente de Polícia Institucional, levando a categoria em Assembleia Geral Extraordinária decidir pela atualização da nomenclatura da AGEMPU em Associação Nacional dos Agentes de Polícia do Ministério Público.
Parabéns a todos os Agentes de Polícia do Ministério Público
