O Dia do Servidor Público é uma data comemorativa celebrada no Brasil em 28 de outubro. Foi criada em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas, sendo marcada como uma importante homenagem que o servidor público recebe em nosso país. Ela ressalta a importância dessa figura na administração pública.
Atualmente, a legislação brasileira determina que o ingresso na carreira pública deve acontecer somente por meio de concurso público, sendo que o servidor público tem direito à estabilidade como garantia de que ele poderá exercer o seu trabalho sem se tornar alvo de pressões políticas. A Constituição Federal e a lei nº 8.112 regulam o serviço público no Brasil.
O Dia do Servidor Público é uma data comemorativa celebrada no Brasil em 28 de outubro.
Foi estabelecido pelo governo de Getúlio Vargas, em 1943.
O servidor público é quem trabalha nos órgãos públicos prestando serviços fundamentais à população.
Atualmente, o único meio de ingressar no serviço público é via concurso.
A Constituição Federal e a lei nº 8.112 regulam o serviço público em nosso país.
O Dia do Servidor Público é uma data comemorativa que celebra uma figura muito importante no funcionamento e na administração pública: o servidor público. Os servidores são os indivíduos que trabalham para a União, os estados ou os municípios, garantindo a administração do bem público e prestando atendimento à sociedade.
O serviço público se estabeleceu em nosso país logo após a independência, uma vez que era necessário que pessoas executassem as ações relacionadas à administração pública e ao funcionamento da burocracia no país. Com o passar dos anos, os critérios para a admissão no serviço público tornaram-se cada vez mais rígidos.
Atualmente, o funcionamento do serviço público no Brasil é gerido pelo que determina a Constituição Federal e a lei nº 8.112, de 1990. O único meio de ingressar na carreira pública atualmente é via
Segundo o texto constitucional:
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
I– os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;
II– a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração […].
A primeira grande iniciativa de organizar e regulamentar o funcionamento do serviço público no Brasil foi realizada durante a Era Vargas. Isso se deu por meio do decreto-lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939. Alguns anos depois, o governo Vargas decidiu criar uma data comemorativa para o funcionalismo público, e assim nasceu o Dia do Servidor Público.
A criação dessa data comemorativa foi estabelecida pelo decreto-lei nº 5.936, em 28 de outubro de 1943. O texto dessa lei determina que:
Artigo único. O dia 28 de outubro será consagrado, em todo o País, ao “Servidor Público”. |
Apesar da importância do Dia do Servidor Público, essa data não é considerada um feriado nacional. No entanto, a União, os estados e os municípios costumam considerar esse dia como ponto facultativo, dando folga para os servidores, com exceção daqueles que prestam serviços essenciais. Além disso, é muito comum que a folga desse dia seja transferida (adiada ou antecipada) para criar uma folga prolongada, aproximando-a com o fim de semana, por exemplo.
Data que ressalta a importância desse profissional na sociedade
O Dia do Servidor Público é uma data que procura homenagear e ressaltar a importância dessa figura fundamental para a administração pública brasileira. Além disso, é o servidor público que atende a população, assegurando os direitos dela e, muitas vezes, se posicionando contra as irregularidades e injustiças que acontecem no país.
A existência do direito de estabilidade do servidor público visa exatamente manter o serviço público como um obstáculo aos interesses políticos que tentem abusar de seus poderes usando de maneira ilegal a máquina pública. A estabilidade garante que os servidores públicos tenham proteção para exercer o seu trabalho honesta e corretamente.
Diretoria Colegiada