Brasília, 31 de outubro de 2025

Está tudo pronto para receber os Auditores-Fiscais do Trabalho, seus acompanhantes e convidados que participarão do 41º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit, que acontece de 26 a 31 de outubro, em Belém do Pará. A solenidade de abertura será realizada na noite de domingo (26), no Hotel Grand Mercure, com a presença de autoridades, dirigentes sindicais e centenas de Auditores-Fiscais vindos de todas as regiões do país.
O tema central deste ano é “Os desafios da Auditoria-Fiscal do Trabalho no combate à exploração do trabalhador e por um meio ambiente de trabalho seguro e saudável”. As discussões abordarão a atuação da Inspeção do Trabalho frente aos novos e antigos desafios das relações laborais, ressaltando o papel estratégico dos Auditores-Fiscais na promoção de condições decentes, seguras e sustentáveis de trabalho.
Durante cinco dias, o evento contará com painéis, palestras, lançamentos de livros, atividades culturais e uma visita técnica com trabalhadores na floresta – na Ilha do Combu, em frente à cidade de Belém – acontecerá o painel “De dentro da floresta: vozes dos trabalhadores amazônicos”. O painel contará com a participação de quilombolas, ribeirinhos e indígenas, reforçando o compromisso da categoria com a proteção dos direitos trabalhistas e com a sustentabilidade ambiental.
Entre os painéis e debates programados, destacam-se temas como: trabalho escravo contemporâneo e novas formas de exploração laboral, com o compartilhamento de experiências de combate em diferentes regiões do país; os impactos das mudanças climáticas nas condições de trabalho, discutindo o papel da Auditoria-Fiscal na prevenção dos riscos ocupacionais decorrentes do aquecimento global; saúde e segurança no meio ambiente do trabalho, com enfoque na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais; fortalecimento do serviço público e valorização da carreira da Auditoria-Fiscal do Trabalho, frente aos ataques e tentativas de desmonte do sistema de inspeção.
Participarão dos debates Auditores-Fiscais do Trabalho, procuradores e magistrados do Trabalho, além de inspetores do trabalho de outros países, que trarão experiências internacionais e perspectivas complementares sobre o fortalecimento da inspeção laboral e as políticas de proteção social.
Os resultados das discussões deverão gerar propostas e encaminhamentos que contribuam para o enfrentamento dos desafios institucionais e estruturais da Inspeção do Trabalho, além de reforçar a importância da união da categoria na defesa de direitos conquistados, do serviço público e dos direitos sociais.
As inscrições no local do evento poderão ser feitas a partir deste sábado, 25 de outubro, no Hotel Princesa Louçã, onde também ocorrerá o credenciamento dos enafitianos.
Confira a programação técnica completa aqui e outras informações sobre o evento estão no hotsite oficial: https://enafit.com.br/
