Brasília, 25 de julho 2023.
Tudo começou quando no dia 19 de maio de 1956, quando alguns subtenentes e sargentos reuniram-se no Quartel do Batalhão de Infantaria da Polícia Militar a fim de organizarem o Círculo Social dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de Goiás, primeira organização da categoria do Estado de Goiás que atravessou o tempo e hoje é conhecida como Associação dos Subtenentes e Sargentos do Estado de Goiás.
Entre os pioneiros da ASSEGO, estava o Subtenente Marcílio Vieira, então presidente da comissão Provisória de Organização do Círculo, o Subtenente Januário Matias e o 1º Sargento Sebastião Arruda. Nessa reunião do dia 19 de maio eles já discutiram uma proposta de Estatuto, artigo por artigo, promovendo as alterações necessárias.
No dia 03 de junho de 1956, data em que hoje é comemorado o aniversário da ASSEGO, na cidade de Goiânia, no Quartel do 1º BPM, sob a presidência do Subtenente Marcílio Vieira dos Santos, foi realizada uma reunião para discussão e aprovação do Estatuto e eleição da primeira Diretoria a qual foi composta pelos seguintes militares:
Presidente: Marcílio Vieira dos Santos – Subtenente PM
Vice-presidente: Sebastião Arruda – 1º Sargento PM
1º Tesoureiro: Alcides Ferreira da Costa – 1º Sargento PM
2º Tesoureiro: Arlindo Cardoso de Oliveira 2º Sargento PM
1º Secretário: José Januário Matias – Subtenente PM
2º Secretário: Joel do Espírito Santo – 1º Sargento PM
1º Vogal: João Xavier da Silva – 3º Sargento PM
2º Vogal: Manuel Carvalho Pires – 3º Sargento PM
3º Vogal: Sebastião Vieira – 3º Sargento PM
Estes Homens iniciaram a trajetória que construiu nossa Entidade e que hoje tanto nos orgulha. No dia 10 de Junho de 1956, foi realizada a primeira reunião da Diretoria eleita, às 09h00min na sede do D.P.M., do 1º Batalhão de Infantaria em Goiânia, para tratar dos seguintes assuntos:
No dia 24 de Junho de 1956, o clube se reuniu para tratar sobre a necessidade da Entidade apressar o registro e publicação do Estatuto e informar aos associados sobre a importância do Círculo e seus benefícios para a categoria.
Durante as primeiras reuniões, problemas como a deficiência financeira e a não existência de uma sede eram considerados de grande entrave para a organização da categoria. No dia 12 de Agosto de 1956, o Círculo se reuniu para tomarem resoluções concernentes aos trabalhos de organização da Entidade. A luta pela sede continuou como prioridade da primeira Diretoria. A escassez de recursos era uma dificuldade a enfrentar.
Na reunião do dia 14 de Outubro de 1956, o então Major Pereira sugeriu que o Círculo poderia em suas palavras “ realizar suas reuniões em um compartimento existente no prédio na Av. Tocantins, no antigo Comando Geral”. Para compor o espaço funcional do Círculo, o Sgt Lino ofereceu à Diretoria do Círculo três cadeiras e o Sgt Roberto ofereceu uma cadeira. Nesta reunião foi debatida a possibilidade da publicação de um boletim trimestral informativo, o qual deveria se denominar “O CÍRCULO”, uma espécie de jornal, cuja primeira publicação ocorreria em 31 de outubro de 1956.
A equipe escolhida para produção do Boletim era composta pelos Sargentos Arcelino Roque, Sebastião Arruda e Hercules Wagner, porém, no dia 21 de outubro de 1956, o presidente do Círculo informou que a impressão dos 500 exemplares do jornal ultrapassou os valores que poderiam ser gastos, não podendo ser pago pela recém criada Associação e desta feita o presidente pediu a equipe responsável pelo trabalho que procurasse outras tipografias para que pudesse efetuar os serviços com um valor acessível.
Pelos registros no livro Ata, não foi possível identificar o dia do lançamento do Jornal O Círculo, mas, tudo indica que houve a publicação deste informativo, pois, na Ata do dia 23 de Julho de 1957, está registrado a indicação do Subtenente Desidério da Silva Campos para o cargo de Diretor do Jornal.
Atualmente a sede social da ASSEGO se encontra na Rua 87, nº 561 – esquina com 132 – Setor Sul Goiânia-Go desde a data de 28 de Julho de 1977, construída na gestão dos seguintes diretores;
CONSELHO DELIBERATIVO FISCAL
SGT PM IVALDI Alves De Freitas – Presidente
ST BM Mauro Cezar Miguel de PÁDUA – Vice-Presidente
SGT BM LEYDIANA Pereira da Silva – Relatora
TEN PM Luiz AMARO da Silva – 1º Vogal
SGT PM ALÍRIO Pereira dos Santos – 2º Vogal
TEN CEL PM JUNE Margarete da Silveira – 1º Suplente
TEN PM Davidson CIRILO de Moura – 2º Suplente
CAP PM NIVALDO Abadia de Oliveira – 3º Suplente
SGT BM REGYS Machado dos Reis – 5º Suplente
É de utilidade Pública pela lei Estadual nº 1.407 de 03 de Junho de 1956 e Lei Municipal Pela Lei nº 7.422 de 28 Abril de 1995 e inaugurada em 28 de Janeiro de 1978.
A atual sede, situada na Rua 87, nº 561 – esquina com 132 – Setor Sul Goiânia-Go desde a data de 28 de Julho de 1977, foi uma doação do Antigo Sistema de Saneamento do Estado.
A Entidade oferece aos seus associados: Departamento Jurídico, Sede Administrativa, Parque aquático, churrasqueiras, Hotel de Trânsito, Assistência Social e psicológica, campo de futebol, Pousada Assego em Aruanã, além de possuir diversos convênios.