Brasília, 31 de julho de 2023.
Em meados dos anos 90, alguns policiais civis almejavam representação por meio de uma entidade sindical forte, que realmente defendesse os interesses de todos os policiais do Estado de Goiás. Em discussão informal em frente à Delegacia de Polícia da Cidade Ocidental-GO, esses policiais decidiram, então, criar um sindicato para defendê-los.
Com apoio da Federação Interestadual dos Policiais Civis da Região Centro-Oeste – FEIPOL/CO e do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal – SINPOL/DF, o policial civil Tony Batista Santos Oliveira buscou as primeiras orientações para dar início e criar o Sindicato dos Policiais Civis da Região Metropolitana do Distrito Federal que se chamaria METROPOL. Com ajuda de outros policiais organizaram e estruturaram a entidade para que ela pudesse nascer legalmente. Isso foi possível devido à ausência de entidade sindical registrada junto ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, pois até então só existiam no Estado associações em prol da categoria.
No dia 11 de julho de 1998, na Cervejaria Rancho Alegre, em Cidade Ocidental- GO, foi realizada, então, a cerimônia de fundação do Sindicato dos Policiais Civis da Região Metropolitana do Distrito Federal – METROPOL.
Desde então temos na prática um sindicato em defesa dos interesses dos policiais civis. Iniciou-se, então, a trajetória vitoriosa daquela que seria a maior entidade sindical dos servidores da polícia civil goiana.
Foram muitas as dificuldades enfrentadas pelo sindicato, principalmente pelo fato de que o Estado não tinha ainda sindicato que falasse em nome dos policiais. A cultura do Estado, até então, era somente de associações. O sindicato foi perseguido, desprezado, mal falado e o governo não queria reconhecer e muito menos aceitar a criação e exercício legal da entidade na defesa dos interesses dos policiais civis de Goiás.
O sindicato foi bem recepcionado pelos policiais lotados nos dezenove municípios goianos que compõe a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE, também conhecida como Entorno de Brasília e por muitos policiais lotados em outras regiões do Estado de Goiás.
Em 2005 foi expedida a Certidão Sindical pelo Ministério do Trabalho e Emprego legitimando o sindicato como representante da categoria na região do Entorno. Mudou-se a nomenclatura da entidade de METROPOL para SINPOL-GO, em razão de um entendimento nacional feito, feito pelas federações.
Como no Distrito Federal, o nome SINPOL passou a ser utilizado por outros nove Estados da federação. Não foi diferente em Goiás. Com o fortalecimento do sindicato surgiu a necessidade de se fazer a extensão territorial da entidade, para que pudéssemos representar todo o Estado de Goiás. Assim sendo, foi solicitada ao Ministério do Trabalho a extensão territorial. No mês de março de 2008, o MTE – Ministério do Trabalho e Emprego concedeu a Certidão Sindical ao SINPOL-GO, o qual representa, desde então, toda a categoria dos servidores da polícia civil do Estado.
Hoje o SINPOL-GO continua crescendo em número de sindicalizados e conta também com dois escritórios de representação: Valparaíso de Goiás e Goiânia – GO, sempre mostrando credibilidade, prezado pela transparência, honestidade, pela luta e pela dignidade dos seus representados. A estrutura simples cresceu e hoje estamos bem instalados em três salas em Valparaíso de Goiás e em uma casa em Goiânia.
O respeito junto à sociedade e à categoria vêm sendo construído com as ações em prol da Segurança Pública.
Respeitando sempre as associações, o Sinpol unido às demais entidades, deu mostra de que juntos a conquista é mais fácil.
Assim nasceu o SINPOL-GO, com o objetivo de fazer com que o governo de Goiás reconheça a importância de se investir em segurança pública. O principal foco do sindicato é ver a polícia civil valorizada, bem remunerada, com estrutura e condições para o bom desempenho do trabalho diário em defesa da Policia Civil de Goiás
Então, para nós do Sindicato e para todos que representam a Policia Civil Brasileira: Parabéns !