Brasília, 10 de Janeiro de 2024.
O dia 8 de janeiro ficará marcado em todo o Brasil pela triste lembrança dos atos de depredação e invasões ocorridos em 2023 no Palácio do Planalto, Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal, em Brasília.
Para rememorar este um ano, diversos eventos ocorrem nesta segunda-feira (08). No Congresso e na sede do STF, os atos serão dedicados a celebrar a democracia e destacar as reações das instituições da República às invasões.
Reunindo presidentes dos Poderes, parlamentares, governadores, ministros, comandantes das Forças Armadas e representantes da sociedade civil, o principal evento ocorrerá no Salão Negro do Congresso Nacional, entrada principal da sede do Parlamento brasileiro. Denominado “Democracia Inabalada”, o ato vai reunir cerca de 500 pessoas e foi organizado conjuntamente pelo Planalto, Congresso e Supremo.
O ato em memória dos ataques será encerrado com ações simbólicas para marcar a recuperação de dois itens dos acervos do STF e do Senado.
Em um primeiro momento, as autoridades vão acompanhar a entrega de uma placa que vai indicar a restauração de uma tapeçaria, criada pelo paisagista e arquiteto Roberto Burle Marx e avaliada em R$ 4 milhões.
Na sequência, haverá uma entrega simbólica do exemplar da Constituição Federal de 1988 roubado na invasão ao STF. O item, que foi recuperado ainda em janeiro, ficava em exposição no Salão Branco da Corte.
Além desta programação, ainda nesta segunda-feira, o Supremo Tribunal Federal e a Câmara dos Deputados vão inaugurar duas exposições sobre o ataque.
No térreo do prédio principal, o STF abrirá a mostra “Após 8 de janeiro: Reconstrução, memória e democracia”, que deverá contar com discurso do presidente e ministros da Corte. Haverá a exibição de peças danificadas na invasão e imagens dos trabalhos de recuperação da sede do Supremo.
Já no Salão Verde, a Câmara vai inaugurar a exposição “8 de Janeiro na Câmara dos Deputados”, com a exposição de objetos “severamente danificados” na invasão ao Congresso.
As exposições serão abertas ao público a partir de quarta-feira (10).
ATUAÇÃO DOS POLICIAIS JUDICIAIS
Policiais Judiciais do Supremo Tribunal Federal, bem como todo o efetivo do Distrito Federal foram convocados para atuar na segurança no entorno das sedes dos Três Poderes nesta segunda-feira (08).
Além das polícias Judicial e Legislativa, vão atuar conjuntamente os efetivos das forças de segurança locais do Distrito Federal e das polícias Federal e Rodoviária Federal.
A atuação dos Agentes de Polícia Judicial durante o 8 de janeiro para a proteção do Supremo Tribunal Federal foi destacada pela imprensa nacional durante a divulgação das imagens de câmeras de segurança e drones do ocorrido em 2023.
Na época, o Comandante do BOPE do Distrito Federal, Carlos Eduardo Melo de Souza, prestou honrosa continência aos Agentes de Polícia Judicial “como forma de reconhecimento e relevância de suas ações naquele dia e, principalmente, para que fique destacado entre seus pares que ações como estas, são dignas de serem um exemplo a ser seguido, externando que há um corpo de policiais bem treinados, o que reflete de forma muito clara, a capacidade de seus Chefes, em todos os níveis”. RELEMBRE AQUI
Para o presidente da AGEPOLJUS, Darney Bessa, os eventos ocorridos há um ano demonstraram a importância do treinamento e atuação dos Policiais Judiciais que, mesmo com pouco efetivo, se colocaram na frente do STF para a proteção institucional do Poder Judiciário. “Com certeza o 8 de janeiro é um marco histórico não apenas para a democracia brasileira, como para a visibilidade do trabalho dos Agentes de Polícia Judicial em todo o Brasil”, finaliza.
link
AGEPOLJUS