Associação Nacional dos Agentes de Polícia do Ministério Público

A IMPORTÂNCIA DAS MULHERES NA SOCIEDADE

Brasília, 18 de julho de 2024.

Para tratarmos desse tema se faz necessário recordarmos quem eram as mulheres em idades passadas e quais eram seus papeis na sociedade, na pré-história por exemplo a função da mulher se limitava a ser dependente funcional de seus maridos ou de um homem, tanto que pudesse promover seu sustento como lhe defender, sua função era apenas reproduzir e cuidar da cria e do homem, alimentando e proporcionando acalento para as funções mais arriscadas como caça, lutas corporais contra rivais e pesca.

Já na idade antiga e media a função da mulher permanecia a mesma apenas mudando de cenário que agora por sua vez possuíam um lar, porem a mulher não possuía direitos e nem voz, todas as suas escolhas vinham de seus esposos ou pai, em suma, de um homem de referência que a tinha como posse, a mulher era vista como inválida socialmente para contribuir em grandes feitos e quando uma mulher tentava ir contra o sistema sofria represálias e até mesmo tinha sua vida ceifada, pois para a época era inconcebível a ideia de que a mulher pudesse ser independente.

Na idade moderna e contemporânea se deu o início da grande revolução desse cenário que quando há a união das mulheres em busca de liberdade, independência e voz. Com a famosa e importante queima dos sutiãs (miss America protest.) na década de 70, com mais de 400 ativistas que deram um pontapé na jornada feminina em busca de seus direitos.

Também salientamos que a mulher na sociedade brasileira é um grupo de risco e uma minoria que sofre diariamente com supressões e agressões, um dos maiores crimes cometidos no Brasil: o de feminicídio, que se ocorre simplesmente pelo fato da vítima ser mulher e que por sua grande maioria ocorre pelo seu próprio companheiro, isso sem citar os inúmeros casos de abusos, violências e diversos crimes que estatisticamente demonstrando as vítimas são mulheres em diversos estágios da vida.

Mas mesmo com tantas lutas e adversidades diariamente as mulheres vem cada dia mais tomando seu espaço que foi sufocado por tantos anos, notório que o mercado de trabalho ganhou mais força feminina, cada dia que se passa se torna mais comum vermos mulheres em destaque como grandes empresarias estrategistas de sucesso, dominando o topo dos rankings a frente de grandes empresas.

De certo modo as mulheres revolucionaram muito o mundo, tanto com suas lutas e como os destaques que ganharam, mulheres que sequer tinham direito ao voto hoje podem ocupar cadeiras de chefes de Estado, tomando decisões por uma nação, sendo ovacionada e dando as jovens uma representatividade que anteriormente nos livros, era uma utopia para tantas que ficaram almejando essa realidade.

Hoje para as mulheres atuais, não é impossível ser dona de si, das suas conquistas, ser referência, ganhar destaque, mas para aquelas da década de 70 isso era apenas um conto, uma luta que elas cravavam arduamente enquanto lidavam com filhos, lar e tantas outras responsabilidades fora a discriminação, preconceito e as violências que sofriam, foram momentos para entrar na história, jamais nos esquecemos e jamais poderemos permitir que se repitam.

A mulher na sociedade, possui o papel de desenvolver projetos embasado em valores pensando sempre em como enriquecer a sociedade de fundamentos, naturalmente a mulher tem o lado social mais aflorado, um importante marco econômico se encontra na posição ocupada pelo Brasil no ranking de presença feminina ocupando o decimo primeiro lugar.

A equidade de gênero tem sido um compromisso social, mas também um imperativo econômico pois poderá ter um crescimento de 20% no PIB global, segundo o Banco Mundial, ou seja, passou a ser uma estratégia de negócio a liderança de mulheres a frente de grandes marcas e nomes, em percentuais as mulheres ocupam 33,5% dos cargos de liderança mundial atualmente, no Brasil estamos com 39,1% em 2023.

Segundo estudos, quando uma mulher ocupa um cargo de alta referência isso acaba desencadeando um incentivo coletivo, pois outras mulheres se encorajam para tomar iniciativa de crescimento profissional também e remover as amarras que lhes prendem a locais tóxicos. E isso passa a ser uma questão de saúde psicológica, pois até no trabalho a mulher está mais vulnerável a passar por violências e abusos.

Um grande problema ainda recorrente no cenário atual brasileiro se dá pela diferença salarial entre homens e mulheres, há empresas que por conta própria já eliminaram essa disparidade, porém sabe-se que não se pode esperar o mesmo de outras, essa questão precisa ser debatida com afinco por governantes que lideram usando essa bandeira.

Há um estudo Woman, Peace, and Security Index que retrata o cenário de qualidade de vida em diversos países em relação a mulher em 3 cenários (económica, social e política) o Brasil lidera a 80ª posição o que se percebe ainda a dificuldade das mulheres nesses meios, para alcançarem equidade ainda haverá muitas lutas, infelizmente ainda não possuem tanto apoio nem uma qualidade de vida digna para buscarem seus objetivos.

Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP
Tel: (61) 99880-6957


Por GB Criação de sites profissionais
× Converse com Secretaria da AGEMPU