AGEMPU convida os servidores para participar de Audiência Pública para discutir pagamento de Gratificação de Desempenho de servidores (as) requisitados (as) pelo Ministério Público da União MPU.

Brasília, 07 de novembro de 2025

O tema em debate refere-se ao pagamento da gratificação de desempenho (GDAFAZ) a servidores (as) requisitados (as) pelo MPU, cuja supressão ocorreu por ato unilateral da administração.
 
Desde a Constituição de 1988, o MPU passou a ter papel central, mas com quadro reduzido de servidores (as), recorrendo à requisição de pessoal de outros órgãos, prerrogativa do Procurador-Geral da República prevista na Lei nº 1.341/51 e regulamentada pelo Decreto nº 93.840/86. 
 
Essas normas asseguravam ao (à) servidor (a) requisitado (a) a manutenção da remuneração e vantagens do cargo de origem, situação posteriormente reforçada pela Lei nº 8.112/90. 
 
Muitos desses (as) servidores (as) permanecem requisitados (as) há mais de três décadas, hoje com mais de 60 ou 70 anos de idade e até 40 anos de serviço público. 
 
A partir de maio de 2025, tiveram a gratificação suprimida, perdendo mais da metade da remuneração.
 
Dada a relevância do tema e os impactos na vida desses (as) servidores (as), torna-se necessária a realização de audiência pública para aprofundar o debate. 
 
Diante do exposto, contamos como apoio dos (as) nobres pares para devida aprovação do presente. Requerimento.     
 
fonte – Câmara dos Deputados