Brasília, 13 de dezembro de 2025

A Procuradoria da República em Minas Gerais (PRMG) recebeu, por meio do OFÍCIO TRF6 – PRESI 1352/2025, da Presidência do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, elogio funcional ao Agente de Polícia do MPU, Rodrigo Otávio da Silva Horta.
Segundo o Desembargador Federal Dr. Vallisney Oliveira, o Juiz Federal Diretor da Subseção Judiciária de Teófilo Otoni, Dr. Antônio Lúcio Túlio de Oliveira Barbosa, por meio do Ofício DISUB/SJMG-TOT-DISUB nº 11/2025, registra relevantes manifestações de apreço ao servidor Rodrigo Otávio da Silva Horta, destacando-se sua
reconhecida competência técnica, dedicação e elevado zelo no desempenho das suas atribuições funcionais.
De acordo com o Juiz Federal, o servidor tem se destacado pelo elevado grau de competência técnica, dedicação, zelo e cuidado no desempenho de suas atribuições, colaborando de forma exemplar com as atividades daquele Juízo. Ainda que não esteja diretamente vinculado a aquela unidade, sua atuação tem contribuído significativamente para a efetividade das ações institucionais, razão pela qual seu trabalho merece reconhecimento formal.
De forma especial, ainda ressalta o excelente trabalho desenvolvido junto às comunidades originárias – indígenas e quilombolas – localizadas nas cidades sob a jurisdição daquele Juízo. Rodrigo Horta não apenas tem atuado como um servidor altamente capacitado e comprometido com a garantia dos direitos desses povos, como também tem se mostrado um ser humano sensível, respeitoso e digno da confiança das lideranças e de todos os membros dessas comunidades.
Destaca-se, em especial, o apoio prestado pelo servidor durante a recente missão às Aldeias Indígenas Aranãs e à Comunidade Quilombola Baú, cuja atuação foi fundamental para o sucesso da atividade institucional, tanto no aspecto logístico quanto no relacionamento com as populações locais.
Considerando a edição da Portaria Conjunta PRR6-PR/MG n.º 3, de 19 de fevereiro de 2024, que regulamenta, no âmbito do Ministério Público Federal em Minas Gerais,
o Programa de Reconhecimento por Resultados dos Servidores (Programa Motivação), o Procurador-Chefe da PRMG acolheu o registro do elogio ao referido servidor e determinou a inclusão nos assentamentos funcionais do Agente de Polícia do MPU.
