Agente do MPF aprovado como instrutor de armamento e tiro no credenciamento da Polícia Federal

ANDRÉ RONDON LOURENÇO

Brasília, 08 de julho de 2022.

A diretoria da AGEMPU tem a honra de parabenizar o Agente de Segurança Institucional do MPF ANDRÉ RONDON LOURENÇO, lotado na Procuradoria de Campinas – SP, pela aprovação no certame de credenciamento de Instrutores de Armamento e Tiro – IAT da Polícia Federal.

Certamente uma das etapas mais difíceis para um IAT, com taxa de aprovação inferior a 20%, o credenciamento da PF exige muito estudo e dedicação dos candidatos. São três exaustivos dias de provas, sendo que o candidato somente irá para a próxima fase do certame se for aprovado na anterior, ou seja, cada prova tem caráter eliminatório.

O primeiro dia consiste em uma prova teórica escrita, que exige domínio da legislação sobre armas de fogo (Instruções Normativas 201 e 111 da PF, Decretos 9.845/19, 9.846/19, 9.847/19 e 10.030/19 e a Lei 10.826/03), conhecimentos de atendimento pré-hospitalar, conhecimentos sobre balística, história das armas, funcionamento das armas e análise de alvo. No segundo dia, é aplicada uma prova de tiro. O candidato ao credenciamento deve, além de saber instruir, ser um bom atirador, pois deve acertar o alvo num curto espaço de tempo. Essa prova está dividida em duas etapas, uma no alvo silhueta humanoide, e outra no alvo quatro cores. Para aprovação, são necessários 70% de aproveitamento. No último dia, são aplicadas mais três provas, sendo a primeira de montagem e desmontagem de armamento (revólver, pistola e espingarda); a segunda, uma prova oral; e, por último, uma prova de comandos de uma linha de tiro. Nessa última etapa, o instrutor simula a aplicação de um laudo de capacidade técnica, e o candidato ao credenciamento deve aplicar todo o aprendizado, que inclui verificação das regras de segurança no manuseio do armamento, saber analisar os impactos no alvo e fazer as correções, ter postura e comando, além de conhecer os procedimentos para aplicação do laudo (quantos disparos, em quanto tempo, pontuação para aprovação e etc).

Entusiasta do treinamento, da qualificação e do aperfeiçoamento, o Instrutor Rondon possui três formações na área de instrução, Curso de Formação de IAT pela Guarda Civil Municipal de Americana/SP, Curso de Formação de IAT pelo Clube Americanense de Tiro e Curso de Formação de Instrutor de Tiro Desportivo também pelo CAT, além de inúmeros treinamentos na área. Tem se dedicado aos estudos desde 2020, o que já lhe rendeu convite de algumas instituições de segurança da região para palestrar sobre o assunto, como, por exemplo, nos cursos de formação de Guardas Municipais de Campinas e de Santa Barbara d’Oeste.

O IAT credenciado pela PF está apto a emitir laudos de aquisição, renovação, transferência e de porte de arma de fogo no Brasil.

Agora o MPF poderá contar com a excelência de qualificação de um IAT credenciado pela Polícia Federal.

Para concluir, citamos um provérbio retirado do livro “O Homem que Calculava”, de Malba Tahan: 

” A boa amizade é para o homem o que a água pura e límpida é para o beduíno sedento”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *