Associação Nacional dos Agentes de Polícia do Ministério Público

APCF leva ao Ministério da Justiça preocupação com a ausência da polícia científica na PEC da Segurança Pública

Brasília, 10 de fevereiro de 2025.

O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, levou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública a preocupação da entidade com a ausência da polícia científica na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, apresentada pelo órgão em 15 de janeiro. Camargo foi recebido nesta 3ª feira (4/2) pelos assessores especiais do MJSP, Marcelo Pimentel de Oliveira e Fábio Gomes dos Santos.

O presidente da APCF afirmou que a iniciativa do governo federal em assumir maior responsabilidade na segurança pública, sem prejuízo da autonomia das unidades da federação na gestão de suas forças policiais, é louvável. No entanto, ao desconsiderar a atuação fundamental da perícia criminal no combate ao crime, o texto coloca em risco não apenas o recebimento de recursos por esses órgãos, como também o próprio funcionamento adequado da segurança como um todo.

A APCF divulgou uma nota pública manifestando preocupação com a proposta que busca modernizar a segurança pública, mas que ignora a ciência e não contempla explicitamente o papel da polícia científica.

Os assessores especiais do Ministério da Justiça receberam as demandas da APCF e se comprometeram a encaminhá-las ao ministro Ricardo Lewandowski. O diretor da Associação Rafael de Liz também participou do encontro.

fonte – APCF

 
 
Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP
Tel: (61) 99880-6957


Por GB Criação de sites profissionais
× Converse com Secretaria da AGEMPU