Brasília, 03 de outubro de 2023.
Na Assembleia geral realizada no dia 29 de setembro de 2023, tivemos a participação do convidado Cristiano Matsumoto policial judicial.
Cristiano:
Fui gentilmente convidado a falar, durante Assembleia Geral da AGEMPU, sobre a importância da parceria AGEMPU e AGEPOLJUS para a carreira das respectivas polícias. Em apertada síntese, defendi que:
** Agentes do MPU e PJU, tem muito em comum, mais do que se imagina;
*** Policias co-irmãs ( agentes do PJU E MPU), nessa linha, vide histórico dos planos de carreira (no geral MPU , sempre um pouco a frente do PJU);
Dito isso, destaco alguns pontos, que, entendo, servirão de pilar para pavimentar avanços perenes para nossas categorias e que devamos ter como norte, em nossas lutas:
** trabalho em unidade pela aprovação da PEC 144 – A (policias institucionais);
* lutar para estar incluso em eventual estatuto das policias;
**realizar autuações conjuntas, operacionalmente falando… criando grupos de trabalho, a exemplo dos grupos contra o trabalho escravo (isso fortalece nossas policias e trás visibilidade ao nosso trabalho);
** realizar treinamentos em conjunto…localmente falando (isso já aconteceu aqui na BA e tem acontecido em outros estados – precisamos ampliar)
Por fim, um passo importante e crucial é que ambas policias tenham o quanto antes suas prerrogativas e estruturas amparadas em leis aprovadas pelo legislativo. Nesse sentido, a Polícia Judicial já tem o PL 2447/22 tramitando, sendo que o relatório apresentado na Comissão de Administração e Serviço Público (CASP), resolve boa parte dos nossos problemas. Tal PL pode servir de parâmetro e até para mais avanços na carreira dos companheiros da policia do MPU.
No mais, fico a disposição para quaisquer dúvidas quanto aos pontos acima propostos e contem sempre comigo para colocar em prática essas bandeiras de luta que, entendo, farão a diferença para solidificar nossas policias em prol de instituições mais autônomas, fortalecendo ainda mais o sistema de justiça em nosso país. A sociedade agradece.