Brasília, 05 de junho de 2023.
Ato político de lançamento do XVII Congresso do Sindsep-DF, realizado na noite de ontem (31/05), reforçou a importância da atividade para a construção do plano de lutas do funcionalismo público. Ao falar sobre a conjuntura política, o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, contextualizou que, apesar de o povo brasileiro ter derrotado Bolsonaro nas urnas, a extrema direita continua no Congresso Nacional. “Nossa principal tarefa é mobilizar os servidores contra o arcabouço fiscal. Não podemos permitir que os serviços públicos e os servidores sejam mais uma vez penalizados”, concluiu.
O presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, afirmou que o Congresso do Sindsep-DF tem muito a contribuir com o Congresso da Central para ampliar o plano de lutas do funcionalismo público em âmbito nacional. “Ano passado, seria inconcebível ter um jornal do sindicato com a manchete ‘o que já conquistamos!’. É um avanço sim, mas para avançar mais, precisaremos mudar o legislativo e essa discussão do plano de lutas é muito importante para traçar nossas estratégias”, comentou.
Ismael Cesar, da diretoria Executiva da CUT Nacional, ratificou que os desafios para os servidores são grandes, mas com a força dos movimentos e a mobilização dos trabalhadores, é possível avançar. “Para isso, é muito importante discutirmos a reforma sindical, projeto em curso no Congresso Nacional”, afirmou ao convidar todos os presentes para um curso sobre o tema nos dias 27 e 28 de junho, no auditório do sindicato.
O secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo, ressaltou que é necessário redobrar o empenho para tentar amenizar no Senado Federal as travas no Arcabouço Fiscal que prejudicam os serviços públicos e os servidores. “O desafio é grande, mas também temos vitórias. No dia 12 de junho, vamos reunir com o governo para discutir o modelo da Mesa Nacional de Negociação”, comentou.
Com o tema “Organizar a mobilização para exigir a valorização do servidor público!”, o XVII Congresso do Sindsep-DF será realizado nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2023. As eleições para delegados podem ser realizadas até o dia 16 de junho. A data de realização da assembleia deve ser informada à Secretaria-Geral com, no mínimo, 24 horas de antecedência. Acompanhe as assembleias aqui.