Curso presencial que aborda padrões interamericanos para o Sistema de Justiça Criminal

Brasília, 28 de maio de 2025.

Vagas com custeio são destinadas a membros do MPF. Prazo de inscrição vai até 20 de junho

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições, até às 12h de 20 de junho, para o curso de aperfeiçoamento “Estândares interamericanos para o Sistema de Justiça Criminal”. O treinamento será realizado no período de 12 a 15 de agosto, na modalidade presencial, em Brasília ( inscreva-se ).

Com carga horária de 24 horas-aula, o curso tem como objetivo fornecer aos profissionais do Sistema de Justiça Criminal brasileiro informações sobre os padrões interamericanos de direitos humanos. O orientador pedagógico é o promotor de Justiça do MPDFT Thiago Pierobom.

São oferecidas 141 vagas, sendo 20 vagas presenciais com custeio para membros do MPF, e 121 sem custeio para membros do MPU e do CNMP e, por indicação, integrantes dos Deputados estaduais, Judiciário, Defensoria Pública, Advocacia, CNJ e Poder Executivo.

A seleção dos inscritos será feita por concursos como atuação na área temática, participação anterior em atividades da ESMPU e coleta de custódias no ano letivo. O certificado será emitido para os participantes que cumpram o requisito de frequência mínima de 85%.

Conexões em Direitos Humanos – Em abril, a ESMPU publicou a coleção Conexões em Direitos Humanos, projeto interinstitucional que visa ampliar o acesso ao conhecimento e incentivar o debate sobre direitos humanos no Brasil por meio da tradução livre e inédita de relatórios da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). A iniciativa conta com a parceria do Conselho Nacional do MP (CNMP) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Volume 1, composto por três publicações editadas pelo MPDFT, reúne análises e recomendações sobre os desafios enfrentados por mulheres, meninas e adolescentes. No Volume 2, sob responsabilidade editorial da ESMPU, contém diretrizes para a formulação de políticas públicas fundamentadas nos direitos humanos. O projeto permanece aberto a novas colaborações acadêmicas e institucionais. Clique aqui para saber mais.

Para mais informações, consulte o edital , o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail [email protected] .

Atividade : Curso de aperfeiçoamento “Estândares Interamericanos para o Sistema de Justiça Criminal”
Inscrição: até às 12h de 20 de junho ( inscreva-se )
Período de realização: 12, 13, 14 e 15 de agosto
Modalidade: presencial
Vagas: 141 vagas, sendo 20 com custeio

Fonte: ESMPU