Brasília, 21 de junho de 2023.

O tecnólogo em Segurança Pública é o profissional que atua nas áreas de política, gestão, planejamento e técnicas-operacionais no âmbito do sistema de segurança pública, fundamentado nos princípios da cidadania, dos Direitos Humanos e da cultura da paz, em relação às atividades de prevenção e enfrentamento das conflitualidades contemporâneas.
O exercício profissional exige visão sistêmica, identificação das características, necessidades e desafios da sociedade contemporânea, formulação das políticas públicas voltadas para compreensão da vida nas cidades, nos bairros, nas comunidades e das relações entre as pessoas.
Envolve o domínio de dispositivos administrativos, penais e processuais penais referentes às ações de segurança pública; conhecimentos que possibilitem a compreensão das teorias e abordagens sócio-psicológicas; técnicas, tecnologias e estratégias relacionadas às áreas de atuação; habilidades pessoais para lidar com a complexidade das situações, o risco e a incerteza.
O curso deve enfatizar, considerando as diversas possibilidades de atuação profissional, uma ou mais atividades da área de segurança pública relacionadas a: segurança e ordem pública, segurança comunitária, defesa civil, polícia técnico-científica e polícia investigativa.
O curso de Segurança Pública é oferecido em grau de bacharelado e tecnológico, podendo durar entre 2 e 4 anos. Desta forma, existem no Brasil, dois tipos de curso superior em Segurança Pública:
Bacharelado: dura 4 anos e tem uma carga maior de disciplinas teóricas, tais como: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Combina reflexão, teoria e prática para formar profissionais generalistas, que podem atuar tanto em órgãos de segurança como em institutos de pesquisa e universidades. Existem apenas quatro cursos de Bacharelado em Segurança Pública reconhecidos pelo MEC.
Tecnológico: dura em média 2 anos. O currículo é mais condensado e também tem disciplinas teóricas, mescladas com atividades práticas voltadas à atuação no mercado de trabalho. A maior parte dos cursos superiores de Segurança Pública reconhecidos pelo MEC é do tipo tecnológico.
No nosso caso, o curso é Tecnológico !!
O curso de Segurança Pública prepara o profissional para lidar com situações complexas, riscos e conflitos de forma a promover a paz, respeitando os Direitos Humanos. Durante o curso, o aluno estudará disciplinas ligadas a diversos aspectos da Segurança Pública, tais como:
- Direito: legislação penal e processual, Direitos Humanos.
- Gestão: análise e planejamento, estratégias, administração, logística.
- Segurança e Ordem Pública: defesa civil, segurança comunitária, investigação, padrões e sistemas de policiamento, gerenciamento de crises.
Nesta graduação, o aluno aprende principalmente a administrar conflitos locais e internacionais, com o objetivo de promover a paz. Para isso, estuda disciplinas teóricas, como Direito, Sociologia e Filosofia, e tem também atividades mais técnicas, como Negociação, Gerenciamento de Crises e Inteligência Aplicada.
O profissional de Segurança Pública pode trabalhar com política, investigação, gestão, planejamento e técnicas operacionais. Em seu cotidiano, lida com situações complexas, riscos e incertezas. Para exercer sua função, é fundamental conhecer e respeitar princípios de Cidadania e Direitos Humanos.
Perfil Profissional:
Para exercer bem sua função, o profissional da Segurança Pública precisa demonstrar grande capacidade de relacionamento e liderança. Isso porque, pela complexidade das situações que enfrenta, saber trabalhar em equipe é fundamental.
Outras características do profissional de Segurança Pública são:
- Iniciativa: agir adequadamente e com agilidade perante situações inesperadas ou não planejadas.
- Postura ética e senso de responsabilidade social: respeitar os Direitos Humanos e os valores da organização e da sociedade onde trabalha.
- Capacidade de análise: avaliar contextos e cenários para estabelecer planos de ação.
- Habilidades de negociação e comunicação: interagir com os diferentes indivíduos, equipes e organizações envolvidas no processo e buscar o melhor resultado possível. Comunicar-se com clareza e objetividade, garantindo a exatidão das mensagens e orientações.
Principais funções:
As atividades do profissional de Segurança Pública variam de acordo com sua esfera de atuação. De modo geral, envolvem:
- Manutenção da segurança e ordem públicas
- Segurança comunitária
- Elaboração e execução de políticas preventivas
- Combate à violência e à criminalidade
- Gestão de instituições de Segurança Pública
- Captação de recursos para programas de Segurança Pública
- Mercado de trabalho para quem faz Segurança Pública
O mercado de trabalho para quem faz o curso de Segurança pública é vasto. Quanto mais a população cresce, maior é a necessidade de estabelecer programas e ações de combate ao crime, repressão da violência e administração de conflitos sociais.
Quem se forma em Segurança Pública pode atuar em diferentes órgãos públicos municipais, estaduais e federais, tais como:
- Polícia Militar
- Polícia Civil
- Polícia Rodoviária Federal
- Polícia Federal
- Guarda Municipal
- Penitenciárias
- Corpo de Bombeiros
- Secretarias de Segurança Municipais e Estaduais
- Ministérios
Cada um desses órgãos públicos tem seus próprios requisitos para ingressar na carreira, normalmente por concurso.
O profissional de Segurança Pública também encontra oportunidades de trabalho na área de pesquisa e no setor privado, integrando equipes multidisciplinares que dialogam com o poder público em projetos de segurança, ou mesmo como consultor independente.
Fonte: https://www.
| 1. MÓDULO 1 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO |
| Slide 1 |
| Anexo 1 |
| Anexo 2 |
| Anexo 3 |
| Anexo 4 |
| Anexo 5 |
| AVALIAÇÃO DO MÓDULO 1 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO link https://ineib.com.br/ |
