Cursos livres: ESMPU disponibiliza capacitação sobre enfrentamento do trabalho infantil

Brasília, 14 de maio de 2025.

Capacitações gratuitas são abertas à sociedade, conferem certificação e as inscrições podem ser feitas a qualquer tempo

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), incluiu na modalidade cursos livres a capacitação “Infâncias Protegidas: agentes sociais no enfrentamento do trabalho infantil”. Os interessados podem se inscrever a qualquer tempo e realizar as atividades no seu próprio ritmo, com autonomia e flexibilidade. Confira aqui os cursos.

As inscrições são gratuitas e abertas à sociedade. Não há limite de vagas, e a atividade tem como público-alvo profissionais de educação, assistência social, conselheiros tutelares, além de interessados na temática. As orientadoras pedagógicas são as procuradoras do Trabalho Elisiane dos Santos, Ana Maria Villa Real e Cláudia de Mendonça Soares.

Com 50 horas-aula, o curso visa capacitar os agentes sociais no enfrentamento do trabalho infantil, atuando na proteção das infâncias e na defesa do trabalho digno pela promoção da profissionalização de adolescentes e jovens. O curso está dividido em cinco módulos: grave violação de direitos de crianças e adolescentes; Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA); aprendizagem profissional; políticas públicas; e educação.

Inscrição – Para acessar os cursos oferecidos pela ESMPU, basta clicar no ícone “Cursos livres” dentro da Plataforma Aprender, no portal da instituição. As capacitações dão direito a certificação para quem obtiver percentual mínimo de aproveitamento de 60%. Para os servidores do MPU, os cursos livres contam como adicional de qualificação.

Plataforma Aprender – Criada em maio de 2024, a Plataforma Aprender é a nova área virtual do portal da ESMPU, que visa atender às necessidades da comunidade acadêmica. Em um só local, estão reunidos os principais serviços acadêmicos e as ofertas educacionais da instituição. Atualmente, há 60 cursos gratuitos, com inscrições abertas ao público geral e que conferem certificação. As atividades acadêmicas abordam áreas do conhecimento como Tecnologia, Educação e Direito. A previsão é acrescentar novas capacitações periodicamente.

Fonte: ESMPU