Além disso, o Tenente-coronel da PMSC, Marledo Egídio Costa também integrou o painel sobre a segurança na 12ª Região.
Durante a fala, o Desembargador explicou que, após a regulamentação via Resolução 344, muitos Agentes não querem assumir a condição de Polícia Judicial, diante das responsabilidades que envolvem o cargo. “Agora eles têm mais responsabilidades, o que envolve mais treinamento e qualificação”, afirmou.
Para o presidente do TRT-12, os policiais judiciais precisam estar preparados e habilitados, com noções sobre atenção e treinamento, para qualquer situação. “Neste sentido, é essencial a troca de experiências para que a Polícia Judicial possa ser e fazer o que deve fazer”.
O Tenente-Coronel da PM foi convidado a falar sobre a parceria da Polícia Militar de Santa Catarina com o Tribunal Regional do Trabalho. O policial esclareceu que SC é o estado mais seguro do país e, de acordo com ele, isso se deve não apenas à Polícia Militar, mas às ações efetivas e à população.
Para o Tenente-Coronel, a Segurança Pública se faz com atos. “Não se faz só com polícia, mas com atos e maneiras de agir”. O convidado relatou os diversos cursos e treinamentos disponibilizados para os policiais militares e a atuação junto à Polícia Judicial e à Administração da 12ª Região.
Por fim, o diretor de segurança Claudionor da Silva apresentou os aprimoramentos instituídos no Tribunal para o treinamento e melhoria da segurança, principalmente diante do quadro já existente e sem previsão de novos servidores.
No encerramento da palestra desta manhã, o Policial Judicial agradeceu a Administração pela atenção recebida nas demandas que dizem respeito à segurança e aos Agentes.