Brasília, 09 de junho de 2022.
Uma solenidade em comemoração ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz foi realizada na segunda-feira, 30 de maio, no pátio do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. A formatura foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos, e contou com a presença de militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira que participaram de Missões de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU).
As três Forças Armadas foram representadas por militares que serviram no exterior como Mantenedores da Paz, também chamados de Peacekeepers ou Boinas Azuis. Eles desfilaram diante da tropa e das autoridades.
A Boina Azul caracteriza os militares de diferentes países que servem nas Forças de Paz das Nações Unidas. Atualmente, o Brasil conta com 79 homens e mulheres a serviço da ONU em sete missões diferentes.
A atuação do País possui décadas de tradição. Há 74 anos, o Brasil atua em operações de paz com presença de observadores militares, oficiais de estado-maior e policiais, além dos contingentes constituídos por tropas terrestres e navios de guerra em um total de 72 operações.

