Associação Nacional dos Agentes de Polícia do Ministério Público

DIA HISTÓRICO: Audiência Pública sobre a PEC 57 reúne GMs em Brasília

Brasília, 24 de julho de 2024.

DIA HISTÓRICO: Nessa quarta-feira, dia 26 de junho, mais uma vez os guardas municipais do Brasil demonstraram FORÇA e UNIÃO na LUTA PELA POLÍCIA MUNICIPAL. Profissionais GMs de vários estados estiveram em Brasília para acompanhar a AUDIÊNCIA PÚBLICA sobre a PEC 57.

O evento faz parte dos trâmites internos da Câmara dos Deputados para que a PEC da Polícia Municipal possa ter os encaminhamentos necessários até chegar ao Plenário para votação e aprovação.

A FENAGUARDAS parabeniza todos os guardas municipais, sindicatos, associações e demais entidades que participaram dessa grande mobilização. Além disso, a diretoria da Federação faz um agradecimento aos deputados federais que estiveram presentes na Audiência Pública e externaram apoio à PEC 57.

VEJA A TRANSMISSÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA:
https://www.youtube.com/watch?v=fYHtwyG95EY&t=1550s

Em especial, a FENAGUARDAS agradece à deputada federal Adriana Accorsi, que foi propositora da Audiência Pública e será relatora da PEC 57. Com esse passo dado, o próximo objetivo é se formar uma comissão de deputados para reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira, para tratar da pauta e para solicitar a criação da Comissão Especial sobre a Polícia Municipal. Isso deve acontecer já nos próximos dias.

“Para nós da FENAGUARDAS é uma grande alegria ver a grande demonstração de força que nossa categoria deu hoje. Estamos orgulhosos da Nação Azul Marinho que, com todo esforço de deslocamento, lotou o Auditório Nereu Ramos e deu o recado ao Congresso Nacional: POLÍCIA MUNICIPAL JÁ”, afirma Luiz Vecchi.

O presidente da Federação frisa que, nesta semana, a Câmara dos Deputados passou por uma “semana branca”, com o líder da casa liberando todos os deputados devido às festividades juninas. Mesmo assim, muitos parlamentares apoiadores da Polícia Municipal se fizeram presentes e prestigiaram a Audiência Pública, assim como centenas de guardas municipais estiveram em Brasília. “Destacamos, inclusive, o comprometimento da deputada Adriana Accorsi, que foi fundamental para a manutenção do evento e, principalmente, para o sucesso dessa importante ferramenta de discussão. Somos gratos a ela e aos demais apoiadores da nossa categoria”, completa Vecchi.

Já a relatora Adriana Accorsi afirmou: “A criação da Polícia Municipal é importantíssima e tem que ser a luta de todo o povo brasileiro. Os municípios podem e devem atuar sempre em parceria com a Polícia Civil, a Polícia Militar e demais forças de segurança pública. No município é essa força de segurança que tem proximidade com cada cidadão, cada comunidade, cada escola, comerciante e com todo povo da cidade. Somente assim vamos construir uma segurança pública de qualidade e comunitária. Podem contar comigo”.

Nessa quarta-feira, também foi celebrado durante o evento o aniversário de 10 anos da Lei 13.022/2014, o Estatuto Geral das Guardas Municipais. “Naquela época, a Lei foi aprovada com a mobilização de vocês. Agora é a mesma coisa. Porém, é uma PEC, que tem quórum (para aprovação) maior, de 308 votos em duas votações (na Câmara). Assim como há 10 anos, eu peço a vocês, que em seus respectivos municípios, que procurem respeitosamente os deputados. A presença de vocês tem um significado: que vocês existem e que combatem, da forma mais inteligente possível a violência e a destruição da nossa juventude”, disse o deputado Vicentinho durante a Audiência Pública.

 fonte: Fenaguardas

Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP
Tel: (61) 99880-6957


Por GB Criação de sites profissionais
× Converse com Secretaria da AGEMPU