Brasília, 15 de agosto de 2023.
O diretor do SINAIT Renato Bignami participou nesta quinta-feira, 10 de agosto, de uma reunião promovida pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, por videoconferência, com organizações da sociedade civil e centrais sindicais, para discutir a criação da Política Nacional de Direitos Humanos e Empresas. Na oportunidade, também foram ouvidas demandas das instituições sobre o tema e apresentado o plano de trabalho da Coordenação-Geral de Direitos Humanos e Empresas do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Durante o encontro, o ministro afirmou o compromisso de ouvir as diversas entidades que representam a sociedade, ressaltando a importância da participação social. “Toda e qualquer construção de política de direitos humanos será feita sempre com a participação dos movimentos sociais, sindicais, das entidades que representam grupos de atingidos e atingidas e organizações dos trabalhadores”, pontuou o ministro.
O diretor do SINAIT franqueou o apoio da Auditoria-Fiscal do Trabalho à construção da Política Nacional de Direitos Humanos e Empresas, principalmente na seara dos direitos humanos e empresas. “A categoria não poderia ficar de fora desse debate tão importante, pois são os Auditores-Fiscais do Trabalho os servidores públicos vocacionados para proteção dos direitos fundamentais no trabalho e para promoção do trabalho decente”, complementou Bignami.
De acordo com o ministério, a agenda integra os assuntos prioritários da atual gestão da pasta, que também criou a Coordenação-Geral de Direitos Humanos e Empresas do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), liderada por Luiz Gustavo Lo-Buono, que responde diretamente ao gabinete ministerial. Na reunião, o coordenador-Geral apresentou o plano de trabalho da coordenação e suas principais metas.