Brasília, 18 de dezembro de 2023.
Condsef/Fenadsef
Reunidos no XIV Concondsef e V Confenadsef, maioria dos federais deve discutir reforço em mobilização e não descarta greve por atendimento de reivindicações urgentes. Reajuste e equiparação de benefícios estão entre demandas centrais. A 6ª rodada de negociações da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) acontece na segunda, 18 de dezembro. A última reunião não trouxe as respostas que a categoria esperava.
Sobre negociação coletiva, tema importante para a categoria, há algum avanço no cenário. No entanto, sem os avanços esperados no atendimento de pautas econômicas, o processo de mobilização vem crescendo e a realização de greve para buscar atendimento dessas pautas urgentes vem sendo debatida pela base como única saída capaz de fazer com que o governo atenda ao pleito dos servidores federais. A falta de previsão no orçamento da União para um reajuste linear em 2024 acende um sinal de alerta para o conjunto do funcionalismo público.
Essa semana, o Fonasefe, do qual a Condsef/Fenadsef faz parte, participou de mobilização no Congresso Nacional durante reunião da Comissão Mista do Orçamento que aprovou o relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. “0% eu não aguento, quero ver o servidor no orçamento!” foi o recado deixado pela categoria aos parlamentares.
Condsef