Brasília, 29 de janeiro de 2024.
Espaço serve como instrumento de treinamento policial e como ambiente de prática de exercícios físicos para colaboradores do MPF
A Seção de Segurança Orgânica e Transporte (Sesot) da PR/RN inaugurou, nesta quinta-feira (25), a sala de treinamento de defesa pessoal da instituição. O espaço está localizado no anexo da sede, onde funcionava a Selog, com a proposta de ser tanto um espaço de treino de segurança institucional como um local para que os servidores e membros da PR/RN possam se exercitar. Além disso, houve uma aula com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Para o servidor Eduardo Júnior, essa estrutura representa um esforço para melhores condições de trabalho no âmbito da polícia do MPF. “Fazemos desse espaço o espaço do treinamento policial, lógico, e de treinamento também para todos os servidores que tiverem o desejo de fazer uso”, disse. “É um espaço pequeno, mas aconchegante e muito funcional”, descreveu.
Na inauguração, Eduardo ainda agradeceu o apoio da Associação Nacional dos Agentes de Polícia Institucional do MPU e CNMP (Agempu), da Secretaria Estadual da PR/RN e do Sindicato Nacional dos Servidores do MPU, CNMP e ESMPU (SindMPU), que contribuíram para a aquisição dos equipamentos. Há, na sala, um tatame, um saco de boxe, barras e anilhas com pesos diversos, além de outros itens.
A secretária estadual do MPF no RN, Talita Bulhões, reforçou a importância de fortalecer a segurança institucional: “Essa sala representa um esforço conjunto para intensificar e fortalecer a segurança do Ministério Público. Consciente desse caminho, a gente embarcou nessa. Entendo como o primeiro passo para algo que vai ficar maior. Sou uma entusiasta não só da atividade de segurança, mas também da atividade física como algo extremamente importante para a qualidade de vida do indivíduo”, afirmou.
Para o procurador da República Victor Mariz, o destaque da sala de treinamento de defesa pessoal é a contribuição para a saúde: “Fundamental, primeiramente para a saúde. Aqui nós possibilitaremos que o servidor, o colaborador, se exercite, e também [funciona] para nos qualificar”.
Aula da PRF – Concluindo a inauguração, houve uma aula de defesa pessoal com os instrutores da PRF Meira Lima e Pedreira. Inicialmente, Meira Lima explicou o que seria o gerenciamento progressivo de comportamento inconveniente, importante ferramenta de segurança.
Após isso, ele apresentou o conceito de arte marcial (com regra e doutrina) e o distinguiu das defesas pessoal (sem regra) e policial (com regra, doutrina e armamento). Houve simulação de cenas que oferecem risco e formas de se livrar delas com segurança.
Fonte: Intranet PR-RN