Brasília, 19 de janeiro de 2022.
A Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (Sppea) realiza, nesta sexta-feira (21), a partir das 14h, webinar sobre o manuseio de provas digitais. O objetivo do evento, que será pela plataforma Zoom, é explicar para membros e servidores os principais pontos da Instrução de Serviço (IS) nº 41/2021, que traz orientações e define os procedimentos para a coleta e análise de dados digitais que servem de prova em investigações. O normativo também define os procedimentos a serem seguidos para solicitar os serviços de coleta e análise técnica do material, com o objetivo de assegurar a higidez e a rastreabilidade desses vestígios.
Membros e servidores interessados em participar devem se inscrever previamente pelo Zoom (acesse aqui o link). No dia do evento, para acessá-lo, será preciso estar logado no Zoom com a conta institucional do MPF.
Durante o webinar, integrantes da Sppea vão mostrar a importância de se observar determinados procedimentos rígidos no manuseio de informações coletadas de dispositivos digitais apreendidos, como computadores, smartphones e pendrives, ou de dados armazenados em nuvens, e-mails, sites e redes sociais, entre outros. O objetivo é padronizar esse processo em todo o MPF para assegurar a cadeia de custódia – que consiste no conjunto de procedimentos necessários para rastrear o caminho percorrido pelos vestígios, de maneira a assegurar que não houve alteração. A preservação da cadeia de custódia é essencial para que a prova digital tenha validade e não seja contestada na Justiça.
Saiba mais sobre as orientações
Webinar – Manuseio de Vestígios Digitais
Data: 21 de janeiro (sexta-feira)
Horário: 14h
Onde: Plataforma Zoom (para participar, é preciso estar logado com a conta institucional do MPF)

