Brasília, 01 de outubro de 2025

Entre os dias 4 e 6 de novembro de 2025, a Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (CONACATE) promove seu décimo congresso, em Cuiabá (MT). O evento será realizado no auditório Luzia Guimarães, do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, e terá como tema central “Rumos e Desafios do Serviço Público e dos Movimentos Sindical e Associativo”.
“Estamos em um momento decisivo para o futuro do serviço público no Brasil. O Congresso da Conacate é um espaço de reflexão e construção de caminhos coletivos, reafirmando a importância das entidades sindicais e associativas como forças vivas da democracia e da defesa dos servidores e do serviço público brasileiro”, afirma Antonio Carlos Fernandes Jr., presidente da CONACATE.
O encontro reunirá especialistas, servidores públicos, lideranças sindicais, e a sociedade em geral, promovendo debates sobre os principais desafios e perspectivas futuras da administração pública brasileira. A programação contará com painéis que discutem desde o impacto das reformas Administrativa e Previdenciária até os avanços tecnológicos no setor público, como a inteligência artificial (IA).
Confira a programação preliminar abaixo (sujeita a alterações) e faça a sua inscrição gratuita clicando aqui.
Dia 04/11/2025 – Terça-feira – 1º dia
15h00 às 16h15 – Credenciamento e café de boas-vindas
16h15 às 17h00 – Solenidade de abertura
17h00 – Homenagens a servidores e autoridades
Dia 05/11/2025 – Quarta-feira – 2º dia
9h30 às 11h00 – Painel 1: Serviço Público como Pilar da Democracia
Com Professor Henrique Lopes do Nascimento, graduado em Ciências Biológicas pela UNEMAT especialista em Biologia pela UFLA-MG e presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (SINTEP/MT).
Moderação: Antonio Carlos Fernandes Jr, presidente da CONACATE.
11h00 às 12h30 – Painel 2: O Desmonte em Curso – Reformas Administrativa e Previdenciária
Com Dr. José Hailton, advogado, coordenador do Núcleo Previdenciário da Advocacia Riedel. Mestrando em direito constitucional, especialista em direito previdenciário pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa de São Paulo (INESP), diretor adjunto do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) e presidente da Comissão de Regime Próprio da OAB/DF; e Dr Ítalo Bezerra, advogado com atuação nacional na defesa de servidores públicos e entidades sindicais, especialista em direito administrativo, previdenciário, sindical e trabalhista. Conselheiro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-CE, é mestrando em Direito pela UFC e integrante do GRUPE/UFC. Atualmente, exerce funções de liderança como Diretor da CAACE e da ATRACE.
Moderação: Alexandre Melo, presidente da FENALE.
12h30 às 14h00 – Almoço
14h00 às 15h30 – Painel 3: Comunicação Estratégica: uma aliada das entidades representativas na defesa do servidor público
Com Aurélio Granjeiro, diretor de comunicação e eventos do SINAFRESP. Graduado em processamento de dados e pós-graduado em administração pública. Auditor Fiscal da Receita Estadual desde 2013, atuou na fiscalização direta de tributos, foi chefe do PF-11, chefe do Núcleo de Serviços Especializados. Atualmente é assistente de gabinete da DRT/15; e Ricardo Córdoba Ortiz, graduado em direito, jornalista e radialista, pós-graduado em comunicação e oratória, e em psicologia comportamental e cognitiva. É também escritor, professor e palestrante.
Moderação: Carmen Pasquali, presidente da APROJUS.
15h30 às 17h00 – Painel 4: Movimentos Sindical e Associativo como Força de Resistência e Proposição
Com deputada federal Alice Portugal; Carmen Silvia Campos Machado, bacharel em direito, pedagoga sanitarista, pós-graduada em saúde pública e em educação especial e psicopedagogia, mestre em Saúde Pública e em vigilância em saúde do trabalhador, presidente da FESSP/MT e servidora pública aposentada Secretaria de Estado de Saúde; e Prof. Aristogiton Moura, especialista em Ciências e Técnicas de Governo, representante exclusivo da Fundação Altadir no Brasil e presidente do Instituto Carlos Matus, membro do Conselho Consultivo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), orientador metodológico e pesquisador convidado do Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura da USCS. Atua também como consultor e professor da Fundação Instituto de Administração (FIA), vinculada à FEA-USP, e como coordenador de projetos da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP).
Moderação: a definir.
Dia 06/11/2025 – Quinta-feira – 3º e último dia
9h00 às 9h30 – Abertura do processo eleitoral
9h30 às 11h00 – Painel 5: Tecnologia e Inovação: desafios e benefícios da IA no serviço público
Com Daniel de Sousa Brasileiro Araujo, analista em tecnologia da informação (ATI) que atua na estratégia e governança por meio do uso inteligente de dados. Lidera times multidisciplinares, projetos de transformação digital e iniciativas orientadas à inovação e à tomada de decisão baseada em evidências. Atualmente é coordenador-geral de Governança de Dados no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), atuando na área de TI há mais de 20 anos e com mais de 8 anos de experiência na gestão de áreas de dados, analytics, big data e inteligência artificial.
Moderação: Marco Antonio Chicaroni, atual tesoureiro e ex-presidente do SINAFRESP.
11h00 às 12h00 – Painel 6: Engajamento Coletivo: fazer o bem para si e para o próximo (Palestra motivacional)
Com Dr Bruno Boaventura, advogado especialista em direito público e mestre em Política Social pela UFMT. Presidente da Comissão Direito Sindical OAB/MT.
fonte: Conacate
