Brasília, 30 de Setembro de 2022.
O SindMpu, com apoio da AGEMPU, realizou no período de 26 a 27/08/2022 o 3º Encontro dos Agentes de Segurança Institucional do MPU, CNMP e EsMPU, que contou com representação de Agentes de todo o país. A Coordenação do Evento foi composta pelos Agentes de Segurança Institucional Daniel José de Souza Matos, lotado na Paraíba, José Waldir de Almeida, também lotado na Paraíba e Laércio Bernardes dos Reis, lotado no Distrito Federal.
O evento foi a continuidade da luta dos Agentes de Segurança Institucional iniciada desde o ano de 2018, no 1º Encontro dos Agentes. Na época, foi elaborado um plano de lutas específico para a categoria, que foi posto em prática em conjunto com a Diretoria Executiva Nacional do SindMpu. Foi abordado o histórico do Cargo e tratados temas importantes, como aposentadoria especial e capacitação.
Em 2019, ano seguinte, a luta continuou com o 2º Encontro, onde também foram tratados temas importantes, porém em especial a manutenção da Gratificação da Atividade de Segurança, cuja proposta de retirada dos vencimentos dos Agentes há muito tempo já existia.
Após dois anos sem a realização dos encontros, em razão da pandemia do COVID-19 que assolou o mundo, as atividades foram retomadas e foi realizado o 3º Encontro há cerca de 40 dias.
Nas palavras do Coordenador Laércio Bernardes dos Reis: “Entre os diversos temas de discussão: TAF, Polícia, Descentralização, Planejamento Estratégico Participativo, Cursos e Treinamentos, destaco como ponto principal dos debates a nossa unidade política e luta democrática em defesa do cargo e sua consequente valorização. Já se consolida como uma das melhores iniciativas do Sindicato, sendo exemplo de organização aos demais cargos: analistas, técnicos, peritos, informática. Acredito que deste nosso Encontro Nacional conseguiremos produzir bons frutos para nosso segmento funcional auxiliando o Sindicato e a Associação, instrumentalizando e fomentando a participação de todos”.
O Coordenador José Waldir registra que “o Terceiro Encontro dos Agentes de Segurança Institucional do MPU foi um importante marco na trajetória da carreira destes profissionais, onde as deliberações extraídas do evento tem o cunho de fortalecimento do cargo, sendo a maior preocupação a oferta de um melhor serviço ao órgão e, consequentemente, à população que busca atendimento em todo o MPU, visto como um dos últimos baluartes atuante na defesa do coletivo na sociedade civil. Importante o registro de que para acontecer isso, precisamos de profissionais motivados, tendo o reconhecimento da administração e os direitos respeitados, para que haja a justa contrapartida daquilo que fazemos em nosso quotidiano laboral. Parabéns às entidades classistas, SindMPU e AGEMPU, por terem propiciado esse momento histórico e a todos que participaram para que tudo fosse realizado, desaguando no sucesso que vimos”.
Para o Coordenador Daniel Matos: “o evento marca a união de forças da categoria, que não poupa energia em busca da valorização do cargo. Desde o primeiro encontro em 2018 somamos avanços e assim continuaremos, com apoio do SindMpu e da Agempu os quais sempre apoiaram nossa luta. Agradeço em nome de todos os Agentes de Segurança Institucional a estas duas entidades e, especialmente, a cada Diretor Seccional do SindMpu que enviou pelo menos um participante de seu Estado, para que nosso evento fosse um sucesso. Juntos somos mais fortes”