A AGEMPU solicitou à PGR, Raquel Dodge, na última sexta-feira (27) a prorrogação do prazo 9º Concurso Público para provimento das vagas de agente de segurança, com validade para o dia 10 de novembro. No pedido, a Associação mencionou que cerca de 30 candidatos aguardam apenas a finalização das duas últimas fases – Avaliação Médica e Curso de Formação Profissional. Quatro fases são exigidas pela Portaria PGR/MPU nº 49 de 2014.
Dentre os argumentos da AGEMPU, também constou referência às decisões do TCU e STF, que são contrárias a permanência de requisitados que não fizeram nenhum concurso para o MPU e que estão usurpando as funções inerentes ao cargo de agente de segurança.
A prorrogação do Concurso também irá representa vantagem econômica e segurança operacional para o Órgão, possibilitando sem grande peso financeiro, futura execução das demais fases do certame e aproveitamento de candidatos para fins de complementação do contingente e, principalmente, efetiva manutenção dos serviços.
Muitos dos concursandos possuem experiência nas Forças Armadas e Batalhões de Polícia especializada, tendo sido aprovados no concurso para o MPU, um dos mais concorridos do Brasil. O documento foi fruto de um trabalho conjunto que envolveu um grupo de associados e diretores, além do advogado da entidade.
Confira a íntegra do pedido em anexo.