Associação Nacional dos Agentes de Polícia Institucional do MPU e CNMP

INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA RONDA NA PGR

A Instrução de Serviço nº1, de 11 de março, estabelece os procedimentos relativos à ronda realizada no estacionamento público do edifício-sede da Procuradoria Geral da República. O serviço tem caráter preventivo e busca garantir a segurança pessoal dos membros, servidores e demais pessoas que frequentem a PGR.
A ronda externa será realizada por uma equipe de servidores, ocupantes do cargo de Técnico do MPU/Apoio Técnico-Administrativo/Segurança Institucional e Transporte, de segunda a sexta-feira, em sistema de escala definido pela Coordenadoria de Operações, com no mínimo dois servidores armados, conforme disponibilidade e determinação da Secretaria de Segurança Institucional (SSIN).
O serviço contará com rádio comunicador e/ou celular funcional, lanterna, colete balístico individual, cones sinalizadores e armamento fornecido, além da viatura. Todo o equipamentos será disponibilizado pela SSIN.
A Instrução de Serviço estabelece os procedimentos que a equipe responsável pela ronda externa deverá cumprir em situações eventualmente ocorridas e identificadas em casos de incidente de segurança, identificação de presença de pessoas em atitudes alheias ao destino da área, batidas de carros, furto ou roubo, emergências médicas ou abordagens policiais aos integrantes da ronda.
Vale destacar que o serviço da ronda é exclusivamente preventivo. Por isso, os integrantes da equipe responsável não poderão abordar suspeitos, pois essa atividade é reservada aos órgãos de segurança pública.
De acordo com o secretário de Segurança Institucional, Delfim Loureiro, devido ao número de demandas da secretaria e à carência de pessoal capacitado para execução do trabalho, o serviço poderá ser interrompido temporariamente.
O secretário acrescenta que a SSIN, em conjunto com a Secretaria de Comunicação Social (Secom), está planejando campanha de sensibilização junto aos servidores para estimular a adoção de medidas preventivas para aumentar o nível de segurança.
Confira, no link, a Instrução de Serviço e conheça os procedimento do serviço de ronda.
INSTRUÇÃO DE SERVIÇO_1_2014_Ronda Externa

Pedro Vieira da Silva Sobrinho

Coordenador Geral AGEMPU
Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP
Tel: (61)3224-9273 / (61)3223-6707


Por GB Criação de sites profissionais