Brasília, 08 de agosto de 2022.
Segurança Pública
O Mestrado em Segurança Pública (PPGSEG) da Universidade Vila Velha, profissional e interdisciplinar, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em dezembro de 2012. Em função de seu caráter interdisciplinar, o mestrado privilegia diferentes conhecimentos em suas pesquisas. Dessa forma, coloca em questão práticas de produção de violências e fornece subsídios para a elaboração e gestão de políticas públicas estratégicas de prevenção e controle das criminalidades que possam contribuir com processos de tomada de decisão no campo da segurança pública.
O PPGSPo formou mais de 30 mestres, de diferentes áreas de atuação e formação, quais sejam: polícias (civil e militar), subsecretarias de estado, defensoria pública estadual, ministério público estadual, direito, psicologia, arquitetura, filosofia, serviço social, educação física, engenharia, administração, medicina, ciências sociais, e professores da educação básica e de nível superior. Este perfil dos alunos formados afirma e fortalece a relevância da característica interdisciplinar do curso. O Programa desenvolve, ainda, pesquisas que contam com o apoio institucional da CAPES, CNPq, FAPES e UVV, no que se refere ao financiamento de projetos e bolsas de estudos concedidas em âmbito estadual e nacional.
1. Justiça, direitos humanos e cidadania: Esta linha estuda e problematiza, em uma perspectiva interdisciplinar, políticas de segurança pública e investiga questões relativas aos direitos humanos e à promoção da justiça como ação de afirmação da vida, da dignidade humana e da cidadania, incorporando temáticas relacionadas às Políticas Inclusivas de Educação Especial, Gênero, Sexualidades e relações Étnico-raciais, e consequente controle do avanço de uma cultura das violências.
2. Perspectiva social, econômica e territorial da criminologia: Esta linha articula estudos fundamentados nas Teorias Criminológicas, conjugando conhecimentos de diversas disciplinas, a saber, Sociologia, Economia, Geografia, Urbanismo, Serviço Social, Psicologia, História, Direito, Educação e Administração. Realiza estudos, portanto, numa abordagem interdisciplinar, de variadas manifestações de violências e de criminalidades visando compreender suas causas e apontar novas maneiras da sociedade realizar o controle dessas manifestações.