Associação Nacional dos Agentes de Polícia Institucional do MPU e CNMP

Nova Diretoria da Agempu se reúne virtualmente para tratar assuntos de interesse da categoria

A nova diretoria eleita para a direção da Agempu durante o biênio 2020-2022, foi empossada no dia 1º de setembro. Contudo, já realizaram duas reuniões virtuais pré-posse para deliberar sobre assuntos de interesse da categoria.

Em 19 de agosto aconteceu a primeira reunião, o objetivo era discutir medidas a tomar diante da ciência do edital para curso de Formação de Instrutores de AMT e dentre outras questões. Na ocasião, por 5 x 4 votos, foi decidido em relação ao edital do curso que a AGEMPU promoveria uma live com a administração para maiores esclarecimentos.

Visando implementar metas da recente campanha eleitoral para formação da nova diretoria da AGEMPU, notadamente ao que tange à comunicação e à transparência, aconteceu dia 24 de agosto a segunda reunião virtual pré-posse e, dentre as deliberações, decidiu-se por transmitir o respectivo teor discutido aos senhores:

COMUNICAÇÃO e REPRESENTATIVIDADE – Reconhecendo a importância dos grupos nas redes sociais como canal de expressão e representatividade, entendeu-se que o meio deve ser aperfeiçoado com nova arquitetura de comunicação e responsabilidade. Destacamos a importância fundamental de visitas presenciais aos associados e a implementação de edital para a concretização da função de delegados estaduais.

INICIAR GESTÃO PELO DIÁLOGO – Entendeu-se que a nova diretoria deve iniciar sua gestão com tentativa de retomada do diálogo com a Secretaria de Segurança Institucional – SSIn, minimizando – o quanto possível – dissenções prejudiciais a ambos os lados. O objetivo é de fomento a valores da Administração Pública na relação entre os segmentos, identificação de intenções e iniciativas de interesse mútuo e a colaboração com demandas pré-informadas, formalizadas e com ajustamento de prazos.

“DESCENTRALIZAÇÃO” – Entendemos que esta reorganização é basilar, deve ser apoiada e iniciada pela desconcentração da própria Associação. No âmbito da administração pública (SSIn) deve ser construída paulatinamente e depende também de comprometimento, atuação e demanda da categoria no âmbito dos estados.

MEDIDAS INICIAIS – Junto à administração da SSIn, são objeto de prioridade sondagem quanto ao juízo, intenções e eventuais medida de apoio à extensão de capacitações a agentes não lotados na SSIn, calendário de distribuição de armas e criação da Polícia do MPU.

No âmbito da administração associativa, são prioritárias medidas que visam ao reconhecimento do risco inerente ao cargo de agente de segurança; investimento em “marketing” que permita visibilidade sobre a utilidade/importância do cargo para atividade-fim do MPU; conclusão de testes e disponibilização no “site” da associação de ferramenta de transparência financeira.

A nova diretoria da AGEMPU tem a intenção de se reunir presencialmente em Brasília para definição de calendário, definir as metas e estratégias no decorrer desse biênio.

Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP
Tel: (61)3224-9273 / (61)3223-6707


Por GB Criação de sites profissionais