Brasília, 03 de Março de 2023.
Airton da Silva Pires
ASI MPT – PRT 15 há 1 ano e outros 14 anos de CNMP.
Comecei meu trajeto no MPU (CNMP) em 23 de novembro de 2007, ao chegar na PGR fui recebido pelos colegas da ASSTTRA (não citarei nomes pois, certamente esquecerei de alguns) com um “sonho e meta” da equipe de Técnicos de Transporte. Recém criada a nossa Associação e iniciado percepção da GAS. Receptividade muito boa e com visões futurísticas para o nosso cargo. Éramos cerca de 1.200 colegas e uns 50 Técnicos de Segurança.
Entre todos os trabalhos a serem realizados estavam:
– Fortalecimento da categoria;
– Manter a GAS dos inúmeros ataques dos colegas do MPU;
– Unificação dos dois cargos;
– Treinamento da equipe;
– Substituição dos PM´s nas unidades;
– Nomenclatura forte para Agente de Segurança;
– Aposentadoria especial;
Já de imediato iniciei meus trabalhos em prol da categoria, junto a nossa Associação de Classe e muitas reuniões e discussões (dentro da ASSTTRA, com outras Associações e Sindicatos, com os Secretários Gerais e colegas dos ramos, no Congresso Nacional. Muitas alegrias, e decepções, mas nada vem fácil.
Nestes anos de trabalhos conseguimos lutar e manter a GAS, que anualmente tentaram eliminar ou diminuir (ainda sobre ataque), a unificação dos dois cargos foi conseguida, treinamento começou a sair do papel (alguns ramos implantando), fortalecemos o nosso cargo, PM´s já quase todos fora (ainda no MPDFT), mudança do nome da Associação para AGEMPU, nomenclatura de Agente de Segurança, e por último agora a nomenclatura de Polícia.
O nosso futuro ainda é incerto, mas se pararmos para analisar, nosso cargo já conseguiu muita coisa em relação aos outros Técnicos e Analistas. Mas, não pensem que será fácil mantermos a Polícia e novas conquistas.
Necessitamos mais e mais colegas nos apoiando e trabalhando dentro da AGEMPU. Não consigo entender a falta de interesse ou apoio de nossos colegas, não se associando ou em mostrando um trabalho “diferencial” para com os nossos Vip´s.
A nova perspectiva com a criação do Agente de Polícia do MPU, é que teremos concurso para nossa área (ainda seremos TÉCNICO DO MPU/SEGURANÇA E TRANSPORTE, por enquanto), mas com direito a esta nomenclatura. Para ingressar no próximo concurso terá que ter prova física (TAF) e curso de formação (já existiu no último concurso). Acontecendo isto, teremos Concurso de Remoção (é obrigatório) e os novos colegas estarão conosco, realizando o TAF a cada 6 meses ou quando assim decidirem, tentaremos opinar sobre o assunto. As visões de futuro são boas, mas temos que ter o apoio de toda nossa categoria, e com muito esforço da Associação e outros colegas “anónimos”.
Imaginem: Nível Superior… Nomenclatura do nosso cargo na Lei, junto com os irmãos do Judiciário… Salário diferencial no VB… Isenção de IR para a categoria… Aposentadoria diferenciada… Incorporação na aposentadoria…