Brasília, 02 de maio de 2023.
Policiais Institucionais de diversos estados do Brasil participaram da XXIV Assembléia Geral Extraordinária (AGO) do Sindicato Nacional dos Servidores do MPU, CNMP e ESMPU (SindMPU), realizada no período compreendido entre os dias de 21 e 23 de abril.
A AGO é a instância máxima do sindicato, onde são discutidos o Plano de Lutas, o Plano Anual de Ação Sindical, análise de conjunturas, reformas estatutárias, entre outros.
Segundo o Coordenador-geral da AGEMPU e Delegado de Base do SindMPU, Raul Loureiro, “a participação dos Policiais Institucionais no Sindicato é de suma importância para a valorização do nosso cargo, pois o Sindicato representa todas os servidores do MPU, e a nossa participação ativa nas discussões demonstrou a união da nossa categoria, além de ganharmos o reconhecimento dos outros servidores na mudança da nossa nomenclatura.”
Laércio Bernardes, Coordenador-geral da AGEMPU, destacou que um dos pontos altos do evento classista foi a aprovação do Plano de Lutas, que entre as deliberações aprovou um dia nacional de mobilização em prol de auxílio-saúde justo para os servidores do MPU, e um amplo conjunto de lutas e reivindicações da Categoria para o próximo período.
Para o Coordenador-geral da AGEMPU, Wesley Pereira Resende que foi eleito membro da Comissão Eleitoral Nacional (CEN) das próximas eleições do Sindicato, as falas dos policiais na plenária e a participação (via eleição) dos policiais institucionais Clécio, Esteves e Márcio na composição dos trabalhos da mesa é resultado da união, engajamento e conscientização da categoria sobre a necessidade e importância de participar das atividades sindicais e associativas. Reforçou que tal participação fortalece os agentes, garante o direito de voz e voto nas deliberações e decisões a serem tomadas e que tem reflexo para toda a categoria e relembrou que só assim poderemos vencer as diversas batalhas a serem travadas perante a administração, no âmbito político e/ou jurídico.
Cantoni, Diretor-Executivo do SindMPU, afirmou que é muito importante que toda a categoria participe da maior instância de deliberação da categoria. E nesse momento em que o SindMPU e a AGEMPU juntas estão pleiteando a Polícia do MPU é muito importante a presença e a atuação dos Agentes na AGO.