Associação Nacional dos Agentes de Polícia do Ministério Público

Seminário sobre sistema acusatório marca abertura do ano letivo na ESMPU

Brasília, 21 de fevereiro de 2024.

Atividade de extensão será presencial e contará com a participação de juristas de renome. Haverá transmissão pelo canal do YouTube

A primeira atividade acadêmica de 2024 da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) traz um tema de grande relevância no atual contexto jurídico brasileiro. O seminário “Sistema acusatório na perspectiva do juiz das garantias” marca a abertura do ano letivo da instituição e será realizado em 5 de março, na sede da ESMPU, em Brasília-DF. A atividade de extensão presencial busca discutir com os diversos atores do sistema de Justiça brasileiro as novas diretrizes de aplicação e compatibilização dos princípios e regras do sistema acusatório com a introdução da figura do juiz das garantias. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da ESMPU no YouTube.

O seminário é gratuito e aberto à sociedade. As inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro para a participação presencial. Foram disponibilizadas 140 vagas para membros e servidores do MPU e público externo. Os inscritos serão selecionados por classificação e terão preferência os candidatos que atuem na área temática. Não haverá custeio para os participantes de fora do DF. Clique aqui e se inscreva. Os interessados em participar a distância, podem se inscrever até 4 de março. Clique aqui.

Programação – A conferência de abertura será proferida pelos professores Nicolás Rodríguez-García, da Universidade de Salamanca, e Paulo de Sousa Mendes, da Universidade de Lisboa. Confira aqui a programação completa.

O encontro será dividido em dois painéis. O primeiro terá como tema “Juiz das garantias e o modelo processual acusatório do Brasil: base constitucional e a eficácia processual”, com a procuradora regional da República Silvana Batini César Góes, o professor da Universidade de São Paulo (USP) Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró e o promotor de Justiça do Rio Grande do Sul Mauro Fonseca Andrade. A diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho, será a presidente da mesa.

O segundo painel vai analisar os “Reflexos práticos da decisão proferida pelo STF nas ADIs 6299, 6298, 6300 e 6305”, com o promotor de Justiça do DF Antonio Henrique Graciano Suxberger, a desembargadora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) Cibele Benevides Guedes da Fonseca e a professora do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) Carolina Costa Ferreira. O presidente da mesa será o procurador da República Galtiênio da Cruz Paulino, orientador pedagógico do seminário.

Juiz das garantias – No final de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento de quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 6298, 6299, 6300 e 6305) que questionavam alterações no Código de Processo Penal (CPP) pelo Pacote Anticrime (Lei n. 13.964/2019), entre elas a criação do juiz das garantias. A Corte considerou a norma de aplicação obrigatória e estipulou o prazo de 12 meses, prorrogável pelo mesmo período, para a adoção das medidas legislativas e administrativas necessárias para a implantação do juiz das garantias em todo o país.

Dessa forma, o processo penal passa a contar com um juiz responsável pela fase de investigação (juiz das garantias) e outro para a fase processual (juiz da instrução e julgamento).

Para mais informações, consulte o edital, o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail [email protected].

Atividade: Seminário “Sistema acusatório na perspectiva do juiz das garantias”.
Inscrição: até as 12h de 28 de fevereiro (inscreva-se)
Período de realização: 5 de março, das 8h às 18h30
Modalidade: presencial, com transmissão pelo canal da ESMPU no YouTube
Vagas: 140
Local: sede da ESMPU, em Brasília

ESMPU

Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP
Tel: (61) 99880-6957


Por GB Criação de sites profissionais
× Converse com Secretaria da AGEMPU