Brasília, 15 de Dezembro de 2022.
Nesta quarta-feira (14) o SindMPU recebeu informações oriundas de assessores e parlamentares na Câmara dos Deputados de que a recomposição salarial para todos os servidores será de 18% escalonado por quatro anos (até 2026). Embora ainda não oficial, o informe estabelece um grande risco para a categoria, que precisa se mobilizar.
O Projeto de Lei nº 2.442/2022 enviado pela Procuradoria-Geral da República ao legislativo federal estabelece a recomposição inflacionária de 18% escalonada em dois anos (até 2024), havendo severo risco de que seja prejudicado.
Em meados deste ano, a defasagem remuneratória já ultrapassa a casa dos 39%. A Administração, à época, propôs 13,5%, em cerca de 2 anos. A reboque do Poder Judiciário, propôs-se então 18%, em cerca de 2 anos (o PL 2.442/2022). Todavia, as movimentações do Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com ameaças na troca da relatoria, cria o pior cenário, onde se estabelece o percentual de 4,5% no próximo ano.
Diante dos informes, o SindMPU oficiou o Procurador-Geral da República, Dr. Augusto Aras, solicitando a adoção de medidas de urgência, a fim de que, como chefe do MPU, faça valer a autonomia orçamentária e administrativa (OFÍCIO/SindMPU-PR – Nº 451/2022 – Protocolo PGR-00527603/2022).
A Diretoria Nacional, juntamente com a Assessoria Parlamentar, está em estado de alerta na Câmara dos Deputados para lutar contra os retrocessos impostos pelo Poder Legislativo à nossa categoria. Por isso, a Diretoria Executiva Nacional Colegiada convoca, em caráter de urgência, os Diretores Seccionais do Colégio de Diretores para reunião a ocorrer às 20h, hoje (15), com o intuito de deflagrar ou fomentar a mobilização dos servidores do MPU, estando orientados a Oficiar as unidades ministeriais de seus respectivos estados quanto à estrutura básica de funcionamento em caso de greve.
Em caráter de urgência, ficam convocados os filiados e os Diretores Seccionais e convidados os demais servidores, para assembléia extraordinária a ocorrer amanhã (16) às 16h, a fim de que sejam orientados quanto às ações de mobilização. Participe através do link: https://us02web.zoom.us/j/88990138882?pwd=RkNmeW9pS2YydnpsWEV1YUJ6VVBHUT09
O SindMPU permanece vigilante às negociações e atento à adoção de medidas tendentes a desvincular recomposições de membros e servidores. Todavia, o melhor instrumento de negociação é a mobilização do servidor. Sem a ajuda de todos, pouco há para fazer. Portanto, sindicalizado ou não, sinta-se convocado e participe das ações de mobilização. Faça a sua parte, pois ninguém poderá fazê-la por você. Neste momento, ficar inerte significa anuência. É hora de riscarmos da história dos servidores do MPU a tese de que não se mobilizam.