Brasília, 06 de junho de 2023.
Evento ocorreu em João Pessoa, na Paraíba, e contou com representantes da Fenapef.
A quinta edição do Congresso Brasileiro Sobre Mulheres na Polícia promoveu reflexões sobre o papel da mulher na segurança pública, bem como debateu políticas públicas voltadas para a segurança, que demandam estruturação sistemática e pensamento estratégico a partir da visão feminina. O evento ocorreu em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 26 e 27 de maio.
A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) foi uma das patrocinadoras do evento, que ainda contribuiu com as palestras da diretora da Mulher, Susanna do Val Moore, e da diretora do SINPEF/PR, Luciana Brungari. A diretora de Seguridade Social da Fenapef, Karin Cristina Peiter, também participou do evento com outras representantes dos sindicatos filiados à Federação.
“A presença de mulheres na segurança pública é fundamental para garantir uma atuação mais sensível e humanizada, contribuindo para uma maior eficácia no combate à criminalidade. Aproximar a segurança pública da prevenção e proteção é essencial para as áreas relacionadas à infância e juventude”, disse Luciana, que palestrou sobre o papel das forças de segurança na prevenção e proteção a crianças e adolescentes contra crimes cibernéticos.
O V Congresso Brasileiro Sobre Mulheres na Polícia contou com palestras e debates de especialistas e profissionais das forças de segurança pública de todo o país e internacionais. Os presentes foram instados a refletir sobre temas relacionados à saúde mental, valorização policial, contribuição das mulheres na segurança, entre outros.
De acordo com a diretora da Mulher da Fenapef, Susanna do Val Moore, o congresso “possibilitou reunir mulheres policiais de várias forças de todo o Brasil, que dialogaram sobre questões comuns ao cotidiano profissional. Com o apoio da Fenapef, os sindicatos filiados também puderam enviar mais colegas policiais federais que contribuíram para essa importante discussão”.
“O empenho e dedicação dessas mulheres podem ser vistos das mais diferenciadas formas, seja no trabalho ostensivo, nas ruas, em eventos, investigações para a elucidação de crimes, colhendo dados e evidências, ministrando aulas e treinamentos, entre outras atividades. Em todas essas funções, a sensibilidade, a perspicácia e o olhar feminino fazem uma diferença enorme na proteção aos cidadãos”, concluiu a policial federal, Luciana Brungari.
O Congresso Brasileiro Sobre Mulheres na Polícia ocorre uma vez por ano, na Paraíba, João Pessoa, e conta com o apoio da Federação Nacional dos Policiais Federais.