Associação Nacional dos Agentes de Polícia do Ministério Público

Mulheres policiais se reúnem em congresso para discutir segurança pública

Brasília, 06 de junho de 2023.

Evento ocorreu em João Pessoa, na Paraíba, e contou com representantes da Fenapef.

A quinta edição do Congresso Brasileiro Sobre Mulheres na Polícia promoveu reflexões sobre o papel da mulher na segurança pública, bem como debateu políticas públicas voltadas para a segurança, que demandam estruturação sistemática e pensamento estratégico a partir da visão feminina. O evento ocorreu em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 26 e 27 de maio.

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) foi uma das patrocinadoras do evento, que ainda contribuiu com as palestras da diretora da Mulher, Susanna do Val Moore, e da diretora do SINPEF/PR, Luciana Brungari. A diretora de Seguridade Social da Fenapef, Karin Cristina Peiter, também participou do evento com outras representantes dos sindicatos filiados à Federação.

“A presença de mulheres na segurança pública é fundamental para garantir uma atuação mais sensível e humanizada, contribuindo para uma maior eficácia no combate à criminalidade. Aproximar a segurança pública da prevenção e proteção é essencial para as áreas relacionadas à infância e juventude”, disse Luciana, que palestrou sobre o papel das forças de segurança na prevenção e proteção a crianças e adolescentes contra crimes cibernéticos.

O V Congresso Brasileiro Sobre Mulheres na Polícia contou com palestras e debates de especialistas e profissionais das forças de segurança pública de todo o país e internacionais. Os presentes foram instados a refletir sobre temas relacionados à saúde mental, valorização policial, contribuição das mulheres na segurança, entre outros.

De acordo com a diretora da Mulher da Fenapef, Susanna do Val Moore, o congresso “possibilitou reunir mulheres policiais de várias forças de todo o Brasil, que dialogaram sobre questões comuns ao cotidiano profissional. Com o apoio da Fenapef, os sindicatos filiados também puderam enviar mais colegas policiais federais que contribuíram para essa importante discussão”.

“O empenho e dedicação dessas mulheres podem ser vistos das mais diferenciadas formas, seja no trabalho ostensivo, nas ruas, em eventos, investigações para a elucidação de crimes, colhendo dados e evidências, ministrando aulas e treinamentos, entre outras atividades. Em todas essas funções, a sensibilidade, a perspicácia e o olhar feminino fazem uma diferença enorme na proteção aos cidadãos”, concluiu a policial federal, Luciana Brungari.

O Congresso Brasileiro Sobre Mulheres na Polícia ocorre uma vez por ano, na Paraíba, João Pessoa, e conta com o apoio da Federação Nacional dos Policiais Federais.

https://fenapef.org.br/

 

Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP
Tel: (61) 99880-6957


Por GB Criação de sites profissionais
× Converse com Secretaria da AGEMPU