Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP

Audiência da Campanha da Fraternidade debate Segurança Pública no RS

image_miniNa manhã desta sexta-feira, 03, a CUT-RS participou da audiência pública da Comissão de Direitos Humanos sobre a Campanha da Fraternidade 2009, que tem como lema “A Paz é fruto da Justiça Social”, realizada no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS. O evento contou as presenças do ministro da Justiça, Tarso Genro, e do presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional, bispo Dom José Stroeher.

O tema da Campanha da Fraternidade 2009 será debatido ao longo do ano nas paróquias, escolas e instituições públicas e privadas de todo o País. O resultado pretendido, segundo Dom Stroeher, é a formação de uma cultura venha promover avanços na segurança, dentro do contexto da cidadania e da paz, como decorrência. No último dia da campanha será realizada uma coleta para o Fundo Nacional de Solidariedade para financiar pequenos projetos para a segurança pública.
O presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski, lembrou que a violência gera a fome, o desemprego, a falta de assistência à saúde, o analfabetismo, a recessão da economia e outros malefícios para a sociedade.

“Quando o Estado não se faz presente ou é marcado por escândalos e corrupção, deixa de ser garantia de segurança para a sociedade e dá oportunidade para que o medo e a violência se instalem. Diante deste cenário, acreditamos que a fraternidade deve ser praticada por todos nós”, declarou o dirigente cutista.

O ministro Tarso Genro apresentou o Programa Nacional de Segurança e Cidadania (PRONASCI) como “a grande reforma no sistema nacional de segurança pública” que está sendo realizada a pedido do presidente Lula. Segundo o ministro, onde o programa está sendo instalado já se nota uma diminuição do número de crimes violentos. Ele também disse que o PRONASCI tem total apoio da CNBB e que a entidade foi consultada durante a elaboração do programa.

Também participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT), o presidente da Comissão de Cidadnia e Direitos Humanos, deputado Dionilso Marcon (PT), o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Alexandro Ruffinoni, o vereador Carlos Todeschini, o presidente da OAB, Claudio Lamachia, o diretor de Relações Institucionais da Secretaria de Segurança Pública, Adriano Dolzan, o diretor do Departamento de Cidadania e Direitos da Secretaria de Justiça, Plinio Zalewski e representantes das entidades sociais e sindicais.

Agência de Notícias da AL
Publicação: 03/04/2009

Quem somos

Enquete

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Convênios


Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP
SAF-SUL Quadra 04, Lote 03 - Sala S.04.4
DTI/AGEMPU Brasília - DF
CEP: 70.050.900
Tel: (61)3224-9273 / (61)3223-6707


Por GB Criação de sites