Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP

Audiência pública debateu democratização da comunicação

image_mini (10)Por iniciativa da deputada distrital Érika Kokay (PT), a Câmara Legislativa realizou nesta sexta-feira (17) uma audiência pública para discutir a importância do processo de democratização dos meios de comunicação. Os participantes, entre eles os coordenadores da ASSTTRA, Laercio Bernardes e Marcos Ronaldo,  defenderam a realização de uma Conferência Nacional de Comunicação.

A audiência contou com a participação de especialistas, líderes comunitários e representantes do setor. A atividade fez parte da Semana pela Democratização da Comunicação no Brasil, realizada entre 13 e 18 de outubro. Em todo o país, entidades representativas do setor, como o Fórum pela Democratização da Comunicação e a Federação Nacional dos Jornalistas, organismos de direitos humanos e partidos políticos realizaram eventos para debater o tema.

Na abertura da audiência, Kokay defendeu a criação de um sistema público de comunicação. “Não é possível que uma dezena de família controle a quase totalidade dos veículos de comunicação do País”, criticou ela. Para ela, a democratização da comunicação é um direito que deve ser defendido arduamente para que a sociedade não seja manipulada pelo poder econômico.

Jonas Valente, representante do Intervozes, um dos convidados para o debate, chamou a atenção para o processo de renovação de outorgas de canais de televisão e de rádio. Desde 2007, várias outorgas estão vencidas, inclusive de cinco emissoras da rede Globo de Televisão.

Segundo Valente, a Câmara Federal vai realizar algumas audiências públicas para discutir a renovação das outorgas vencidas, o que, na opinião dele, representa um avanço. Ele destacou a necessidade dos setores que defendem a democratização da comunicação participarem ativamente destes debates.

Fonte: CLDF
17/10/2008
Luís Cláudio da Silva Alves
Coordenadoria de Comunicação Social

Quem somos

Enquete

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Convênios


Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP
SAF-SUL Quadra 04, Lote 03 - Sala S.04.4
DTI/AGEMPU Brasília - DF
CEP: 70.050.900
Tel: (61)3224-9273 / (61)3223-6707


Por GB Criação de sites