Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP

O que esperar do 4°simpósio 2021

 

Brasília, 09 de julho de 2021. 

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF realizará, nos dias 30 e 31 de agosto de 2021, o 4° Simpósio Internacional de Segurança em Brasília. Atentos ao desenrolar da situação lamentável da pandemia no país, mas esperançosos nas diversas vacinas que serão aplicadas até a data do evento, a perspectiva é de realizar em formato presencial e on-line. A modalidade on-line estende-se até o dia 02/09, permitindo, assim, que os participantes, especialmente de outros estados, possam aproveitar todos os ambientes do evento. Até o dia 30 de setembro, toda a parte digital poderá ser acessada, dando ainda maior alcance de tudo o que ocorreu no evento.

A 4° edição do Simpósio Internacional de Segurança reunirá diversos especialistas em segurança pública e inteligência, empresários do setor, representantes de instituições policiais e organizações da sociedade civil, com o objetivo de debater e difundir tecnologias e informações que promovam o aperfeiçoamento do combate ao crime, um espaço totalmente focado em apresentar e demonstrar as mais modernas soluções tecnológicas de segurança existentes.  

O ano de 2020 foi extremamente desafiador para todos nós brasileiros e, também, para a realização do Simpósio Internacional de Segurança, afinal trouxe grandes desafios. Pela primeira vez, o evento foi realizado 100% on-line, o que permitiu atingirmos a marca de três mil participantes. A modalidade on-line possibilitou a difusão do conhecimento de atores e especialistas da segurança pública de várias unidades da federação e de inúmeros países do mundo. 

Este ano, a estimativa é que essa marca seja superada, pois o evento, havendo condições em razão da pandemia, será realizado de forma virtual e presencial. Esse formato viabiliza, assim, a participação daqueles que, por algum motivo, não possam estar presencialmente, acompanhando o evento em outro local e até mesmo posteriormente ao evento.

Importante salientar, contudo, que aqueles que, porventura, decidirem pelo evento on-line, poderão ficar tranquilos, pois terão a mesma experiência que aqueles que optarem pelo presencial. Nossa equipe está 100% focada em fazer um evento único e espetacular, por isso até mesmo os estandes da feira de exposições estarão disponíveis para navegação on-line.

Temos o orgulho de dizer também que, em janeiro deste ano, o Simpósio Internacional de Segurança passou a ser considerado evento oficial do Governo do Distrito Federal – GDF, por meio da Lei n° 6.782, com apoio substancial do deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT/DF). Esse reconhecimento só reforça a importância desse evento para a formulação de políticas públicas de combate ao crime. 

Na 4° edição do Simpósio Internacional de Segurança, serão discutidos temas sobre Segurança Pública, Fronteiras, Crimes Cibernéticos, Smart Cities, Sistema Penitenciário, Sensoriamento Remoto e Inovações Tecnológicas. Todos os temas são considerados fundamentais para a formulação estratégica de políticas públicas que agreguem efetivamente no fortalecimento do Estado. 

Não deixe para fazer sua inscrição de última hora. As vagas serão limitadas. 

Como foi o evento de 2020

Com o intuito de debater a utilização de tecnologias para inovação e aperfeiçoamento do combate à criminalidade, foi realizada pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal – ADPF, em outubro de 2020, a 3ª edição do Simpósio Internacional de Segurança, pela primeira vez em formato 100% online.

Com o tema “As Inovações Tecnológicas no Combate à Criminalidade”, o evento reuniu mais de três mil pessoas do Brasil e de todo o mundo. Entre elas, estavam presentes especialistas em segurança pública, empresários do setor e representantes de instituições policiais e de entidades congêneres, como por exemplo o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), Marco Antônio Costa Júnior, que palestrou no Painel – Desafio InTeSeg (Inovação, Tecnologia e Segurança). Esse desafio teve o intuito de apoiar iniciativas de startups do Distrito Federal com foco no desenvolvimento tecnológico no combate à criminalidade.

O Simpósio contou, também, com apoio institucional da Polícia Federal, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur/DF) e de várias outras entidades do setor de segurança, como o Colégio Nacional de Secretários Estaduais de Segurança Pública (CONESP) e a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE).


Ainda teve como patrocinadores as seguintes marcas: Huawei, Cellebrite, FAP DF, Motorola Solutions, Techbiz, Febraban, Geosatis, Hex, NSO, Spectra, Berkana, Digitro, Poly Defensor, Rohde & Shwarz, Sita, Stefanini Rafael e Winner, além da Embaixada do Reino Unido.

A programação do evento foi toda pensada com o objetivo de aprofundar ainda mais o debate relacionado à Segurança Pública, destacando experiências bem-sucedidas do uso da tecnologia no combate à criminalidade no Brasil e em outros países.

Em conformidade, a palestra de abertura do Simpósio, no dia 19 de outubro de 2020, teve como tema “A Modernização da Investigação na Polícia Federal” e contou com a participação do diretor-geral da PF, Rolando Alexandre de Souza; do corregedor-geral da PF, João Vianey Xavier Filho; do presidente da ADPF, Evandir Felix de Paiva; e do vice-presidente da ADPF, Luciano Soares Leiro. Durante o restante do evento, também foram abordados temas como: Segurança Pública, Fronteiras, Cooperação Internacional, Crimes Financeiros, Crimes Cibernéticos, Sensoriamento Remoto, Sistema Prisional e Smart Cities.

A programação do evento também incluía uma exposição virtual voltada para a exposição de tecnologias no combate à criminalidade de empresas nacionais e internacionais.

Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP
Tel: (61)3224-9273 / (61)3223-6707


Por GB Criação de sites em Brasília