Brasília, 27 de agosto de 2021.
A Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) informa que membros e servidores lotados em Brasília e São Paulo poderão participar de processo seletivo para concorrer a vagas do curso “Investigações sobre Corrupção Internacional”. Promovido pelo órgão americano Homeland Security Investigations (HSI), a capacitação acontecerá presencialmente nos dias 13 e 14 de setembro na capital paulista e nos dias 16 e 17 de setembro no Distrito Federal. As aulas serão em inglês, com tradução simultânea para o português. O HCI ressalta que serão cumpridas todas as medidas sanitárias relacionadas ao COVID-19, obedecendo o distanciamento social, o uso de máscaras de proteção facial e álcool em gel.
O treinamento é voltado exclusivamente para membros e servidores que atuam em investigação de crimes de corrupção e/ou lavagem de dinheiro internacional. Foram disponibilizadas 13 vagas para membros e seis para servidores lotados em São Paulo. Para Brasília, são nove vagas para membros e cinco para servidores. Interessados pode se inscrever até às 18h da próxima quinta-feira (2) neste link, sendo que servidores deverão enviar autorização da chefia para e-mail [email protected].
Caso o número de candidatos exceda o número de vagas, será formada lista de espera. Havendo vagas remanescentes em um dos grupos, será feito remanejamento para preenchimento, seja por membro ou servidor inscrito em lista de espera. O resultado final da seleção será publicado na sexta-feira (3), na intranet da SCI. Caso titular de vaga desista do treinamento, por e-mail ([email protected]), até às 12h de 6 de setembro de 2021, a SCI convocará imediatamente eventual membro ou servidor que esteja em lista de espera. A HSI da Embaixada americana fará contato direto com todos os participantes selecionados após a seleção.
Vale ressaltar que a participação no treinamento não ensejará recebimento de diárias, nem gastos para o MPF. Será emitido certificado para aqueles que obtiverem presença mínima no curso.
Acesse aqui o edital do processo seletivo.
Saiba mais – O conteúdo programático do curso abordará boas práticas, técnicas investigativas e estudos de casos sobre o tema. Trata-se de iniciativa do HSI da Embaixada dos Estados Unidos da América em Brasília, em parceria com a Unidade de Fraude do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (USDOJ).
A Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI) da Embaixada dos EUA em Brasília tem empreendido esforços junto a diversos órgãos governamentais no Brasil e no exterior para incrementar a capacidade de autoridades no combate aos casos de corrupção e lavagem de dinheiro internacional. O curso em referência foi pensado para suprir lacunas identificadas nesse processo. Além de representantes do MPF, espera-se contar com a participação de representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Clique aqui para acessar a programação de São Paulo e de Brasília.
Secom MPF